As esquadrias de alumínio possuem perfis protegidos por anodização ou pintura eletrostática.
Anodização
Tipo de acabamento superficial dos perfis que consiste em, através da eletrólise, depositar uma camada anódica de alumina na superfície dos perfis, protegendo-os contra os ataques químicos, e proporcionando maior brilho. A espessura da camada de anodização depende do ambiente de exposição.
Pintura
Utiliza-se pintura eletrostática, líquida ou em pó. É executada em cabina, com pistola pressurizada, e seca em estufa a altas temperaturas. As tintas mais utilizados são a base de epóxi, poliéster, poliuretano e náilon, sendo selecionadas conforme a agressividade do meio onde serão instaladas as esquadrias.
fonte: CEHOP.
Vá e vença, que por vencido não os conheça.
A anodização é o processo mais tradicional no Brasil, visto que é utilizado em processos produtivos desde os anos 60. A pintura é um tratamento mais recente, integrado ao mercado há cerca de 20 anos, porém nos últimos anos tem ganhado espaço no mercado, principalmente na construção civil, onde é estimado que 60% dos produtos receba este tratamento. Seja com a pintura ou a anodização, o tratamento de superfície é indispensável não só para embelezamento, mas para proteção das peças. Visto que itens de alumínio sem tratamento, após algum tempo terão um aspecto escuro, manchado.
Anodização
A pintura de peças de alumínio por anodização é feita através de um processo químico, no qual os itens são submetidos a banhos à base de ácidos e uso de corrente elétrica, que formam uma proteção transparente, isolante elétrica e resistente de óxido de alumínio. Esta camada formada pela reação química do metal se integra ao alumínio e torna-se permanente ao contrário da pintura que é apenas um depósito externo.
Com essa vantagem, este tipo de tratamento garante aos itens de alumínio resistência a atritos acidentais e a oxidação, o que resulta em maior durabilidade das peças mesmo expostas às intempéries, ao sol ou ao poder corrosivo das maresias.
Amplamente utilizada na construção civil, este tipo de tratamento apesar de existir em diversos tons é encontrado principalmente na cor branca. Segundo profissionais da área, a pintura em branco chega até a 85% dos casos, visto que essa combina com tudo, o que facilita a harmonização com outros itens, além de ser mais prática.
Independentemente da cor da pintura escolhida, é importante que as peças recebam um pré-tratamento para garantir maior aderência da tinta, evitando que está se solte facilmente e cause desplacamentos precoces. Este é o maior problema de optar por este tratamento em peças de alumínio, após longos períodos é comum que a camada de tinta se descole, principalmente se o pré-tratamento não foi feito corretamente. O que pode ser prejudicial no caso de esquadrias de alumínio com vidro, pois este podem acabar sendo “descolados” após o desplacamento da tinta. Outra questão é que ao optar pela pintura surge dúvida sobre se os itens são realmente fabricados com alumínio, o que não acontece com peças anodizadas.
Referência bibliográfica: http://salesmetal.com.br/blog/anodizacao-ou-pintura-qual-o-melhor-tratamento-para-itens-de-aluminio/