-
Segundo a NBR 5626:
5.4.3 Proteção contra refluxo de água
O dispositivo de prevenção ao refluxo mais efetivo é a separação atmosférica padronizada, e também pode ser utilizado o quebrador de vácuo.
-
errado!
retrossifonagem significa a intrusão de água num tubo devido a pressão negativa. Retrossifonagem
não significa o retorno do esgoto do sifão...
O retorno do esgoto do sifão é possível pelo fenômeno sifão-invertido
fecho hídrico não impede retrossifonagem, ele impede o retorno de gases.
Imaginemos uma seguinte situação: Numa dada cidade devido ao excesso de ligações de tubos de drenagem à rede de esgoto, a água da chuva numa dada precpitação começa a fazer retornar o esgoto na casa do indivíduo. O sifão como uma peça de feicho hídrico não impedirá esse efeito de retrossifonagem.
o nosso colega Rafael citou o que a norma indica:
1) Separação atmosférica, que consiste em usar a pressão atmosférica contra a pressão de retorno do esgoto por meio de colunas de ventilação
2) Usar dispositivos quebradores de vácuo (também chamado de ventosas), são dispositivos que permitem a entrada/saída de ar (pressão atmosférica) na rede. A entrada ou a saída de ar vai depender de usa posição, em cotas elevadas o ar sai da rede, e em cotas mais baixas o ar entra na rede
:)
-
não entendi seu questionamento, Flávia
nós estamos falando de esgoto (NBR 8 160), e a separação atmosférica é uma consequência do tubo de ventilação. "Seraparação" = separamos aquilo que é diferente, a conluna de ventilação deixa entrar o diferente (nesse sentido é o ar)
A água da fecho hídrico não vai embora na descarga porque existe a entrada da pressão atmosférica. No tubo operculado temos uma separação de ar (Patm) e água (P diferente da atm), confome citado no trecho indicada por você mesma
NBR 5626
3.38 separação atmosférica: Separação física (cujo meio
é preenchido por ar) entre o ponto de utilização ou ponto
de suprimento e o nível de transbordamento do reservatório,
aparelho sanitário ou outro componente associado
ao ponto de utilização.
agora que li a sua resposta, entendi. Obrigado Flávia
-
O erro da afirmação está ao mencionar a inst. de esgoto sanitário, a qual obviamente não ocorre retrossifonagem...
-
Um exemplo de um dispositivo que auxilia na prevenção da retrossifonagem é a válvula de retenção.
-
A questão afirma a necessidade de existência de dispositivo de separação entre a instalação hidráulica (água fria) e esgoto sanitário. O erro está em afirmar que existe a necessidade de fecho hídrico. Esse não pode ser utilizado para o dispositivo de separação atmosférica, pois o ponto de suprimento de água potável deve respeitar uma distância mínima dos efluentes poluídos ou já utilizados.
Para melhor entendimento, vejam a Figura 1 - Esquema de separação atmosférica padronizada - da NBR 5626/1998.
CONCEITOS IMPORTANTES - NBR 5626/1998:
retrossifonagem: Refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, devido à sua pressão ser inferior à atmosférica.
5.4.3.2 Um dispositivo de prevenção ao refluxo deve ser previsto em cada ponto de utilização ou de suprimento de água, instalado no próprio ponto de utilização ou suprimento, ou em local o mais próximo possível O dispositivo de prevenção ao refluxo mais efetivo é a separação atmosférica padronizada. Outros dispositivos podem ser utilizados, mas, para serem considerados efetivos contra a retrossifonagem, devem apresentar resultado satisfatório quando submetidos ao ensaio previsto no anexo B.
Entre esses dispositivos mencionam-se os seguintes:
a) separação atmosférica não padronizada (quando não atende ao representado na figura 1); e
b) quebrador de vácuo) (dispositivo que pode ser independente ou incorporado à peça de utilização, como ocorre em alguns modelos de caixa de descarga).
-
A divisão atmosférica evita sim a retrossifonagem, mas o fecho hídrico não tem essa competência . O que pode ser feito para evitar a retrosifonagem é aderir uma válvula de retenção .