-
a) CORRETA, pois o Diffie-Hellman foi projetado para permitir a dois indivíduos entrarem em um acordo ao compartilharem um segredo tal como uma chave. Além disso ele não garante os princípios básicos da criptografia (confidencialidade, não-repúdio, integridade e autenticidade)
b) ERRADA. Algoritmo simétrico
c) ERRADA. Algoritmo assimétrico usado para assinatura digital
d) ERRADA. Algoritmo simétrico
e) ERRADA. Algoritmo assimétrico usado para assinatura digital
-
A troca de chaves de Diffie-Hellman é um método de criptografia específico para troca de chaves desenvolvido por Whitfield Diffie e Martin Hellman e publicado em 1976. Foi um dos primeiros exemplos práticos de métodos de troca de chaves implementado dentro do campo da criptografia.
-
Gabarito A
Uma das possíveis soluções para o problema de falta de segurança na troca de chaves é utilizar o algoritmo criado por Whitfield Diffie e Martin Hellman, o algoritmo DiffieHellman. O algoritmo DH, como também é chamado, não executa nenhuma técnica de cifragem de dados. Ele é usado para estabelecer um segredo compartilhado, que geralmente é usado como uma chave simétrica compartilhada [Stamp 2006]. Duas partes podem gerar o mesmo segredo desde que possuam suas próprias chaves privadas e a chave pública de sua contraparte, que está, obviamente, publicamente disponível. Esse é o acordo de chaves. Se combinarmos um valor privado com o outro valor público, cada indivíduo gerará o mesmo valor secreto [Burnett and Paine 2002], que pode ser utilizado como a chave simétrica para cifrar conteúdos. Para obter a chave e decifrar esses conteúdos, o destinatário só precisa gerar o mesmo valor secreto novamente. A segurança do DH, reside no problema de determinar logaritmos discretos para números grandes.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Pontos principais do Diffe-Hellman: É assimétrico, não é usado para criptografar dados; utilizado apenas para troca de chaves, por meio de cálculos (complexidade e problema do logaritmo discreto.) o transmissor quanto o receptor terão a mesma chave simétrica !
-
Onde que diffie-hellmann é algoritmo criptográfico?