Vamos focar neste trecho:
. "Durante as entrevistas, Pedro percebeu um ponto comum entre os usuários: muitos acreditam que o sistema atual apresenta diversas funcionalidades que já os atendem satisfatoriamente"
Ou seja, há requisitos que estão de acordo com o desejo do cliente,portanto não existe motivo para reinventar a roda, mas devemos documentar estes requisitos!
Observem que o examinador se precaveu dos recursos ao colocar o trecho:
" Nesse caso, a técnica de levantamento de requisitos mais adequada para complementar "
Pois todas técnicas são válidas, porém vamos encontrar a mais adequada:
a) JAD - Incorreta, não é a mais adequada, pois JAD menciona ponto de vista, realizar encontros dinâmicos, esta técnica (metodologia) não nos serve!
b) Questionário - Incorreta, já estamos usando a técnica da entrevista, não faria sentido usar a técnica de questionário, pois esta é 'fria' 'sem sentido' 'sem contato entre as partes'
c) Brainstorming - Incorreta, uma chuva de ideias, várias pessoas pensando juntos! Mas para quê? Já sabemos o que queremos, já sabemos a ideia que temos que desenvolver.
d) Prototipação - Incorreta, esta técnica é muito útil quando queremos desenvolver algo de 'grão em grão', ou seja, quando iremos implementar um pequeno subconjunto de funcionalidades do produto.
e) Engenharia Reversa - Correta, confesso que encontrei esta alternativa por eliminação, porém vejamos o que diz Pressman:
"Na maioria dos casos, no entanto, o programa a passar por uma engenharia reversa não é o de um concorrente.
Pelo contrário, é de trabalho da própria empresa (muitas vezes feito anos antes). Os segredos para serem compreendidos são obscuras porque nenhuma especificação já foi desenvolvida. Portanto, a engenharia reversa para o software é o processo de análise de um programa, em um esforço para criar uma representação do programa em um nível maior de abstração do que o código-fonte".
Ou seja, o código-fonte já possuímos, pois o requisito está em uso e funcionando adequadamente, o que falta é a documentação ' num nível maior de abstração'.