SóProvas


ID
1823107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando que os modelos OSI e TCP/IP são utilizados como referência para o entendimento de sistemas de comunicação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A camada de transporte, obrigatória no modelo OSI e no modelo TCP/IP, admite apenas protocolos orientados à conexão. 
    - Na camada de Transporte encontramos TCP e UDP, por exemplo. O UDP é não orientado à conexão.

    b) A camada de enlace de dados, também conhecida como camada 2 do modelo OSI, é responsável pelo controle de fluxo e os endereços nela utilizados têm significado global.
    - O controle de fluxo é realizado na camada de transporte.

    c) A padronização das camadas é empregada para que, na comunicação, um nó possa ter acesso a qualquer camada do nó adjacente.

    - O controle de fluxo é realizado na camada de transporte.


    d) O TCP é um protocolo que atua na camada de transporte do modelo OSI e na camada de rede do modelo TCP/IP.

    TCP, por ser transporte, atua na camada de internet do modelo TCP/IPe) A camada 2 do modelo TCP/IP corresponde à camada 3 do modelo OSI, na qual o protocolo IP está descrito. (CERTA)
  • na letra E vai depender da literatura que a banca estiver usando.

    acredito que seja a menos errada.
  • Comentário Prof. Rafael Barão:  

    "E aí surge a grande indagação, o modelo TCP/IP é formado por 4 ou 5 camadas?

    Bem, a confusão começa com o próprio surgimento do TCP/IP. Essa arquitetura não surgiu como um modelo de referência, assim como o modelo OSI, mas sim como uma pilha de protocolos que foram implementados na prática sem um modelo pré-definido. A grande preocupação dessa pilha de protocolos era interligar grandes redes locais, utilizando como elementos essenciais o protocolo IP (protocolo sem conexão, baseado na comutação por pacotes e roteável, mantendo o funcionamento da rede mesmo após um ataque militar) e o protocolo TCP (protocolo orientado à conexão que garantia a confiabilidade não provida pelo IP). Essa dupla permitia o transporte de dados de qualquer aplicação entre redes distintas de longa distância, tendo como principais serviços o envio de mensagens (SMTP), o transporte de arquivos (FTP) e o acesso remoto (TELNET).

    A implementação desses protocolos em conjunto dá origem às camadas de Aplicação (SMTP, FTP, TELNET, etc), deTransporte (TCP, UDP) e de Inter-rede (IP). Contudo, a pilha TCP/IP, por ter foco principal na interligação de redes distintas, não especifica protocolos de rede local para as camadas inferiores, permitindo que qualquer protocolo de rede local seja utilizado desde que faça uso do protocolo IP nas comunicações inter-redes. Essa despreocupação com os protocolos de baixo nível faz surgir a camada “genérica” e polêmica conhecida por vários nomes comoHost/RedeInterface com a Rede ou somente Rede.

    Por conta disso, o modelo original do TCP/IP possui 4 camadas, que podem ser confirmadas nos documentos RFC 791 (IP), RFC 793 (TCP) e RFC 1122 (Communication Layers). Porém, a polêmica aumenta quando a maioria dos autores de bibliografias consagradas na área de redes, didaticamente, adotam um modelo híbrido de 5 camadas: Aplicação, Transporte, Rede, Enlace e Física. As camadas de Apresentação e Sessão do modelo OSI são descartadas nesse modelo, pois fazem parte da camada de Aplicação do TCP/IP. A camada de Host/Rede do TCP/IP é dividida nas camadas de Enlace e Física, já que na prática se faz necessária essa separação. E como consequência, algumas bancas de concursos adotam esse modelo híbrido como sendo a separação hierárquica do TCP/IP.

    Só que como o importante na vida de um candidato é acertar a questão e não filosofar sobre o tema, realizamos um levantamento das questões aplicadas pelas principais bancas, nos últimos 4 anos, que envolvem a quantidade de camadas do TCP/IP em busca de um “padrão” sobre o assunto. Obtendo as seguintes informações:

    -A banca VUNESP adota o modelo de 4 camadas;

    -As bancas ESAF e CESGRANRIO não aplicaram questões com foco na quantidade de camadas do TCP/IP no período examinado;

    -A banca FCC, em regra, emprega o modelo de 4 camadas, mas existem algumas questões que adotam o modelo de 5 camadas. Porém, a FCC muitas vezes se resguarda ao afirmar no enunciado qual modelo está sendo utilizado."

  • a) FALSO. É possível utilizar o UDP (User Datagram Protocol), por exemplo, que não é orientado a conexão.

    b) FALSO. A camada de enlace é responsável sim pelo controle de fluxo. Analisem o texto abaixo:

    "Camada responsável pela transmissão confiável de informação através do enlace físico. Envia blocos de dados (frames) com o necessário controle de erro e de fluxo." 

    O problema da questão é afirmar que o endereço nesse contexto tem caráter global, o que não é verdade. O MAC, por exemplo, só tem sentido dentro de uma rede local. Acima disso é necessário outra forma de endereçamento (IP).

    C) FALSO. Uma camada só tem acesso a ela mesma na outra camada de um nó adjacente. Pensem comigo: quando a camada de enlace forma um quadro quem irá recebê-lo? É a camada de rede? Transporte? Não, quem irá recebê-lo é a camada de enlace do nó adjacente. 

    D) FALSO. TCP atua apenas na camada de transporte, nada mais.

     

    Fonte: http://www.teleco.com.br/osi.asp

  • O erro da alternativa B está em se afirmar que os endereços utilizados na camada 2 têm significado global quando na verdade tem significado LOCAL.

    É importante lembrar que existe controle de fluxo na camada 2, conforme nos ensina Soares (pg. 129) no excerto: 

    "Outra questão tratada pelo nível de enlace é como evitar que o transmissor envie ao receptor mais dados do que este tem condições de processar. Esse  problema é evitado com a utilização de algum mecanismo de controle de fluxo que possibilita ao transmissor saber qual é o espaço disponível no buffer do receptor em um dado momento".

    Soares, Luiz Fernando G. (Luiz Fernando Gomes)

    Redes de Computadores: das LANs, MANs e WANs às redes ATM/ Luiz Fernando Gomes Soares, Guido Lemos, Sérgio Colcher. - Rio de Janeiro: Campus, 1995.

     

  • a) Falso. Veriicar correção do Daniel Souza

    b) Recurso. A letra B tem carater global sim, utilizamos esses MAC's para identificar o fabricante de cada equipamento, o que serve para carater global, a resposta da letra B só estaria errada se dissesse "os endereços utilizados nela, são necessarios para comunicação global", está certa por dizer "significado global"

    c) Falso. Corrigindo Daniel souza na explicação da letra C, na verdade, a camada que ira recebelo é a camada física. Acho que ela está errada  pois em "nós adjacentes" não temos necessariamente acesso a todas camadas, pode ser que o equipamento vizinho sirva somente de transporte de pacotes, assim sendo, tem equipamentos que posso chegar até a camada 3, camada 2 e até camada 1 somente.

    d) Falso. Verificar correção do Daniel Souza

  • Caberia recurso na B, pois a interpretação de que o endereço MAC tem "significado global" é correta, uma vez que possui sim um padrão/sintaxe com significado/aceitação global (fabricante e palca identificados, respectivamente, pelos 3 primeiros e 3 últimos pares de hexadecimais).

    Talvez caberia recurso na E, por não especificar se o modelo TCP/IP é de 4 ou de 5 camadas. Mas paciência... esse é o estilo da FCC de ser! 

    As demais estão erradas conforme elencado pelos colegas.

     

    Bons estudos!

  • GABARITO D!

    Arquitetura TCP/IP

    4) Aplicação

    3) Transporte

    2) Rede

    1) Enlace

    Arquitetura OSI

    7) Aplicação

    6) Apresentação

    5) Sessão

    4) Transporte

    3) Rede

    2) Enlace

    1) Física

  • A camada 2 do modelo TCP/IP corresponde à camada 3 do modelo OSI, na qual o protocolo IP está descrito.

  • Camada de transporte admite protocolos não orientados à conexão, o exemplo é o protocol UDP.

  • acredito que o erro da alternativa se refere ao endereço MAC ser de significado único, cada placa tem seu endereço físico individual, e não significado global o endereço de uma placa serve as demais.

  • Sim, é a Camada de Rede.

    No TCP/IP, a camada 2 é a Internet. Já no modelo OSI, é a Camada de Rede.

  • a banca cebraspe vive trocando a doutrina, n tem condições. recentemente ele colocou numa questão da PF que a arquitetura TCP/IP tem cinco camadas, nesta questão ela colocou como tendo 4, sem especificar nada.