SóProvas


ID
1823125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca da aplicação dos princípios de normalização (Formas Normais), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Uma relação está na Primeira Forma Normal (1FN) se contém apenas atributos atômicos

    •É parte da definição formal de uma relação.

    •Foi definida para não permitir atributos multivalorados, atributos compostos, tabelas aninhadas e suas combinações.


    Uma relação encontra-se na 2FN se e somente se estiver em 1FN e não contém dependências parciais.

    •Dependência Parcial

    –quando uma coluna depende apenas de uma parte de uma chave primária composta.


    Uma relação está em 3FN se e somente se estiver em 2FN e nenhum atributo não chave for dependente transitivo da chave primária.

    •Dependência Transitiva:

    –Uma coluna, além de depender da chave primária, depende de outra coluna ou conjunto de colunas.

    –X -> Y e Y ->Z

    •A relação não deve ter um atributo não-chave funcionalmente determinado por um outro atributo não-chave(ou por um conjunto de atributos não-chave).


    Uma relação está em FNBC somente se estiver em 3FN e para toda dependência funcional X → A, X é uma superchave.”

    •É uma forma mais restritiva de 3FN

    •Toda relação em FNBC está também em 3FN; entretanto, uma relação em 3FN não está necessariamente em FNBC.



    Uma relação está em 4ª Forma Normal (4FN) se, e somente se, estiver na 3FN e não contiver dependências multivaloradas.

    •Dada uma relação qualquer com três atributos x, y e z, diz-se que y depende de forma multivalorada de x se e somente se

    –sempre que existirem duas tuplas(x1,y1,z1) e (x1,y2,z2)

    –existirão também duas tuplas(x1,y1,z2) e (x1,y2,z1).

    •Refere-se à combinação de valores de atributos multivalorados disjuntos (y e z).

    •x na verdade, relaciona-se com y e com z de forma independente.



    Uma relação R está na 5FN , também chamada de forma normalizada de projeção-junção (PJ/NF) se, e somente se, toda dependência de junção em R for conseqüência de chaves candidatas de R.


  • A maldade dessa questão é que para estar na terceira forma normal tem que estar na segunda forma normal, ou seja, estando na terceira forma normal automaticamente está na segunda. Foi dada a definição da terceira forma normal e perguntou se estava na sengunda forma normal, sim está!!

  •  b) A 2FN é baseada no conceito de dependência funcional total, isto é, todo atributo não primário de uma entidade tem dependência funcional total da chave primária.

     

    Uma relação encontra-se na 2FN se e somente se estiver em 1FN e não contém dependências parciais.

     

    Discordo da resposta do gabarito.

  • 1FN - Eliminar os atributos não atômicos (aributos compostos e multivalorados);

    2FN - Eliminar dependências parciais 

    3FN - Eliminar dependências transitivas 

    FNBC - Todo determinante é uma chave candidata. Isto é, não há dependências entre atributos não chave.  

    4FN - Eliminar dependência multivalorada 

    5FN - Eliminar dependência de junção 

  • Complementando o excelente comentário do colega André Amorim:

    Segundo Date, a 3FN não tratou adequadamente o caso de uma relação que ao mesmo tempo:

    1) Tenha mais de uma chave candidata;

    2) As chaves candidatas sejam compostas; e

    3) As chaves candidatas se sobrepõem (têm pelo menos um atributo em comum).

    Para tratar os casos em que as três situações acima descritas acontecem, aplica-se a FNBC. Quando elas não ocorrerem, a FNBC reduz-se à 3FN.

    (Página 390) "Uma relação R está na FNBC se, e apenas se, todo determinante for chave candidata.

    Determinante é um atributo que determina funcionalmente outro atributo.

  • Prof Davi Araújo:De maneira rápida:

    1FN - Apenas atributos atômicos.

    2FN - 1FN e sem dependência funcional parcial (chave primária composta e algum atributo é parcialmente dependente da chave primária)

    3FN - 2FN e sem dependência funcional transitiva (atributo não-chave determinando atributo não-chave)

    FNBC (Forma Normal de Boyce-Codd) - 3FN e não pode existir um atributo A determinando outro B e sendo que A não é super-chave.

    4FN - 3FN e sem dependência funcional multivalorada. 

    5FN - 4FN e não pode existir dependência funcional de junção

    a) A aplicação da 1FN se dá se e somente se, para todo modelo, for aplicada a Forma Normal de Boyce-Codd (ou BCNF).ERRADO

    Uma entidade estará na 1FN, se e somente se, todos seus atributos (colunas) forem atômicos, ou seja não conter grupos repetitivos ou colunas que tenham mais de um valor: significa que cada campo contém apenas um dado, simples e indivisível.
    Na prática: Quebre qualquer campo que tenha mais de um valor (exemplo: endereço completo em apenas um campo,  com bairro, cidade, estado, CEP e país) em diversos campos.

    b) A 2FN é baseada no conceito de dependência funcional total, isto é, todo atributo não primário de uma entidade tem dependência funcional total da chave primária.CORRETO

    Uma entidade está na 2FN, se e somente se, estiver na 1FN e todos seus atributos (colunas) não chaves dependam unicamente da chave primária para serem identificados: não contêm dependências funcionais parciais. Se algum atributo depende de apenas uma parte da chave primária, isso é considerada uma violação da 2FN.
    Na prática:Crie tabelas separadas para conjuntos de valores que se aplicam a vários registros.

    c) A Terceira Forma Normal (3FN) requer que não haja dependências intransitivas de atributos que não sejam com toda chave candidata. ERRADO

    Uma entidade está na 3FN, se e somente se, estiver na 2FN e todos os atributos (colunas) não chave, forem mutuamente independentes, isto é, não há dependência funcional entre elas, e todas dependem única e exclusivamente da chave primária de forma irredutível: se nenhum atributo for transitivamente dependente da chave primária."Transitivamente dependente" significa que, além de depender da chave primária, o campo também depende de algum outro campo (ou conjunto de campos) para ser identificado.

    Na prática: Elimine campos que não dependem da chave: jogue-os para outras tabelas e crie junções.

    d) A aplicação da Primeira Forma Normal (1FN) requer que, ao fim da sua aplicação, todos os atributos de uma relação sejam multivalorados ou estejam em tabelas aninhadas, o que garante grupos repetidos de dados, reduzindo o tamanho físico do banco de dados.ERRADO.Viagem.

    e) A Segunda Forma Normal (2FN) requer que, ao fim da sua aplicação, não haja dependências transitivas de atributos que não sejam com toda chave candidata.ERRADOVeja alternativa B

    Referência: DATE, C.J, “The Relational Database Dictionary, Extended Edition”, Ed. First Press, EUA, 2008, pág. 45.

     

     

     

  • - Primeira Forma Normal (1FN): O objetivo é retirar os atributos ou grupos repetitivos. Uma tabela está na 1FN se, e somente se, todos os valores dos atributos forem atômicos (indivisíveis), ISTO É, NÃO DEVEM EXISTIR ATRIBUTOS MULTIVALORADOS ou compostos. Cada campo de uma tabela precisa conter somente um único tipo de dado, e cada parcela de dado deve ser armazenada em somente um lugar. Essa exigência é conhecida como atomicidade de dados. Na 1FN, há a eliminação das tabelas aninhadas, ou seja, tabelas dentro de tabelas. 

    Segunda Forma Normal (2FN): A 2FN é baseada no conceito de dependência funcional total. O objetivo é separar as dependências parciais. Uma tabela está na 2FN se, e somente se, estiver na 1FN e cada atributo não-chave for dependente da chave primária (ou candidata) inteira, isto é, não devem existir dependências parciais. Em outras palavras, todas as colunas devem ter dependência funcional com a totalidade de cada chave candidata e, não apenas, com parte dela.

    Terceira Forma Normal (3FN): O objetivo é eliminar dependências transitivas. Uma tabela está na 3FN se, e somente se, estiver na 2FN e cada atributo não-chave NÃO POSSUIR DEPENDÊNCIA TRANSITIVA PARA CADA CHAVE CANDIDATA.

    Forma Normal de Boyce-Codd (FNBC): Uma tabela está na FNBC se, e somente se, estiver na 3FN e, para cada dependência x -> y, X deverá ser uma superchave, isto é, todo determinante é uma chave candidataToda tabela que esteja na FNBC está na 3FNmas nem toda tabela na 3FN está na FNBC.

    Quarta Forma Normal (4FN): Se baseia no conceito de dependência multivalorada. Uma relação está na 4FN se, e somente se, estiver na 3FN e não contiver dependências multivaloradas.

    Quinta Forma Normal (5FN)Se baseia no conceito de dependência de junção (DJ). Uma tabela está na 5FN se, e somente se, estiver na 4FN e não existirem dependências de junções. Uma relação está na 5FN quando o conteúdo do registro não pode ser mais reconstruído (efetuar join) a partir de outros registros menores extraídos desse registro considerado.

  • a) A 1FN, por ser a primeira forma, não depende da ocorrência de nenhuma outra forma normal. A recíproca que deve ser verdadeira, ou seja, para estar na BCNF, um modelo precisa estar na 1FN. ERRADA

    b) Perfeito. Para estar na 2FN, uma relação deve estar na 1FN e não deve haver dependências parciais de atributos não chave em relação à chave primária, ou seja, a dependência deve ser total. Essa é a nossa resposta. CERTA

    c) A 3FN requer que não haja dependências transitivas entre atributos não chave e a chave primária, não intransitivas. ERRADA

    d) É o completo oposto. A 1FN determina que todos os atributos devem ser atômicos, não admitindo a ocorrência de atributos compostos ou multivalorados. Isso poderá acabar gerando tabelas a mais no modelo, mas diminui a possibilidade de repetições (redundâncias) de dados. ERRADA

    e) Como vimos nas alternativas B e C, 3FN é que trata de dependências transitivas, enquanto que a 2FN só determina que não deve haver dependências parciais de atributos não chave em relação à chave primária. ERRADA

  • GABARITO B

     

    Vejamos as alternativas:

     

    a) A aplicação da 1FN se dá se e somente se, para todo modelo, for aplicada a Forma Normal de Boyce-Codd (ou BCNF).

    ERRADO

    Uma entidade estará na 1FN, se e somente se, todos seus atributos (colunas) forem atômicos, ou seja não conter grupos repetitivos ou colunas que tenham mais de um valor: significa que cada campo contém apenas um dado, simples e indivisível.

    Na prática:

    Quebre qualquer campo que tenha mais de um valor (exemplo: endereço completo em apenas um campo, com bairro, cidade, estado, CEP e país) em diversos campos.

    b) A 2FN é baseada no conceito de dependência funcional total, isto é, todo atributo não primário de uma entidade tem dependência funcional total da chave primária.

    CORRETO

    Uma entidade está na 2FN, se e somente se, estiver na 1FN e todos seus atributos (colunas) não chaves dependam unicamente da chave primária para serem identificados: não contêm dependências funcionais parciais. Se algum atributo depende de apenas uma parte da chave primária, isso é considerada uma violação da 2FN.

    Na prática:

    Crie tabelas separadas para conjuntos de valores que se aplicam a vários registros.

     

    c) A Terceira Forma Normal (3FN) requer que não haja dependências intransitivas de atributos que não sejam com toda chave candidata.

    ERRADO

    Uma entidade está na 3FN, se e somente se, estiver na 2FN e todos os atributos (colunas) não chave, forem mutuamente independentes, isto é, não há dependência funcional entre elas, e todas dependem única e exclusivamente da chave primária de forma irredutível: se nenhum atributo for transitivamente dependente da chave primária.

    "Transitivamente dependente" significa que, além de depender da chave primária, o campo também depende de algum outro campo (ou conjunto de campos) para ser identificado.

    Na prática:

    Elimine campos que não dependem da chave: jogue-os para outras tabelas e crie junções.

     

    d) A aplicação da Primeira Forma Normal (1FN) requer que, ao fim da sua aplicação, todos os atributos de uma relação sejam multivalorados ou estejam em tabelas aninhadas, o que garante grupos repetidos de dados, reduzindo o tamanho físico do banco de dados.

    ERRADO

    Viagem.

     

    e) A Segunda Forma Normal (2FN) requer que, ao fim da sua aplicação, não haja dependências transitivas de atributos que não sejam com toda chave candidata.

    ERRADO

    Veja alternativa B

     

    Referência:

    • DATE, C.J, “The Relational Database Dictionary, Extended Edition”, Ed. First Press, EUA, 2008, pág. 45.
    •  (ótima explicação sobre o assunto).

    Excelentes estudos !!!

  • De maneira rápida:

    • 1FN - Apenas atributos atômicos.
    • 2FN - 1FN e sem dependência funcional parcial (chave primária composta e algum atributo é parcialmente dependente da chave primária)
    • 3FN - 2FN e sem dependência funcional transitiva (atributo não-chave determinando atributo não-chave)
    • FNBC (Forma Normal de Boyce-Codd) - 3FN e não pode existir um atributo A determinando outro B e sendo que A não é super-chave.
    • 4FN - 3FN e sem dependência funcional multivalorada. 
    • 5FN - 4FN e não pode existir dependência funcional de junção.