SóProvas


ID
1824073
Banca
IDECAN
Órgão
CRA-MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A eletricidade consumida no Brasil é obtida basicamente por meio de usinas hidrelétricas e termoelétricas. Os ventos e o sol são responsáveis por menos de 1% da energia produzida no país. A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina binacional, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o(a)

Alternativas
Comentários
  • A Usina Hidrelétrica de Itaipu (em espanhol: Itaipú, em guarani: Itaipu) é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 a 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma tupi-guarani, o termo significa "pedra na qual a água faz barulho", através da junção dos termos itá (pedra), 'y (água) e pu (barulho).[1]

    A Itaipu Binacional, operadora da usina, é a líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,3 bilhões de MWh desde o início de sua operação[2] [3] . A Hidrelétrica das Três Gargantas, na China, que produziu cerca de 800 milhões de MWh desde o início de sua operação, com uma potência instalada 60% maior do que a de Itaipu (22.500 MW contra 14.000 MW[4] [5] ). Em termos de recorde anual de produção de energia, a usina de Itaipu ocupa o segundo lugar, atrás somente de Três Gargantas, que produziu, em 2014, 98,8 milhões de MWh, o que equivale a 0,2% a mais do que o recorde anterior de Itaipu (98,6 milhões de MWh no ano de 2013)[6] .

  • Paraguai

  • A Usina Hidrelétrica de Itaipu (em espanhol: Itaipú, em guarani: Itaipu) é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares.

  • Itaipu é uma usina binacional localizada entre o Brasil e o Paraguai