SóProvas


ID
1824616
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando o cliente está impossibilitado de urinar espontaneamente, sendo necessária a drenagem artificial através de cateteres, utiliza-se o

Alternativas
Comentários
  • Analisando a questão:


    Dreno de tórax – A drenagem pleural é definida como um procedimento cirúrgico para introdução de um dreno por meio da parede torácica na cavidade pleural. O espaço pleural, em condições normais, é um espaço virtual, sendo indicada uma drenagem pleural nos casos em que esse espaço estiver ocupado por líquido, ar ou ambos.

    Acesso venoso central – é o posicionamento de um dispositivo apropriado de acesso vascular cuja extremidade atinja a veia cava superior ou inferior, independentemente do local da inserção periférica.

    Cateterismo vesical – é a introdução de uma sonda até a bexiga a fim de retirar a urina, utilizada quando o cliente está impossibilitado de urinar espontaneamente, sendo necessária a drenagem artificial.

    Cateterismo cardíaco – é um exame para detectar a existência, localização e gravidade de obstruções nas artérias do coração, alterações no funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco e defeitos congênitos por meio de um cateter.

    Dreno de penrose – é um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local pós-operatório, de líquidos infectados ou não.

    Resposta C

    Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

    Gabarito: Alternativa C

  • .Técnica para Esvaziar a Bolsa Coletora


    Material:


    - Frasco de vidro ou comadre limpa;


    - Luvas de procedimento.

    Procedimento:


    - Lavar as mãos;


    - Organizar o material;


    - Explicar o procedimento;


    - Fechar o clampe superior;


    - Colocar o frasco de vidro ou comadre abaixo do clampe inferior;


    - Abrir clampe inferior e esvaziar a bolsa, tendo o cuidado para não contaminar a válvula (não encostar a extremidade da bolsa na comadre);


    - Fechar o clampe inferior;


    - Abrir o clampe superior;


    - Deixar o idoso confortável;


    - Organizar o material;


    - Lavar as mãos;


    - Observar: volume, coloração e aspecto da diurese.

     

     

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/cuidados-na-manutencao-da-sonda-vesical-de-demora/19890