SóProvas


ID
1824652
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Deu entrada no hospital, paciente feminina, 30 anos, para colocação de prótese mamária + lipoaspiração. No momento de fazer o relatório, o técnico de enfermagem fica em dúvida. Qual seria o termo correto para definir a cirurgia?

Alternativas
Comentários
  • Analisando a questão:


    Cirurgia paliativa não visa a cura do paciente, mas sim uma melhora na qualidade de vida. No caso de pacientes oncológicos, a cirurgia paliativa é usada para aliviar os efeitos colaterais causados por um tumor. Ela desempenha um papel importante no prolongamento e melhoramento da qualidade de vida para pacientes com câncer avançado ou doença disseminada.

    Cirurgia plástica reparadora ou reconstrutiva é um tipo de cirurgia realizada nas estruturas anormais do corpo, cujas anomalias podem ser devidas a traumatismo, infecção, defeitos congênitos, doenças, tumores ou ainda no desenvolvimento. Normalmente realiza-se este tipo de cirurgia com o objetivo de melhorar a função, podendo no entanto, ser igualmente realizada para proporcionar ao paciente uma aparência que se aproxime o mais próximo possível do normal.

    Cirurgia necessária é aquela realizada para a recuperação da saúde, cura do paciente.

    Cirurgia plástica estética é um tipo de cirurgia plástica utilizada para remodelar as estruturas normais do corpo, principalmente para melhorar a aparência e a autoestima do paciente. Que é justamente o caso em que uma pessoa faz colocação de prótese mamária e lipoaspiração.

    Resposta E

    Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011. www.cirurgiaplastica.org.br

    Gabarito: Alternativa E.
  • Gabarito: Alternativa E.

    Autor: Anita Salvadori Randi - Prof. QConcursos

    Analisando a questão:

    Cirurgia paliativa não visa a cura do paciente, mas sim uma melhora na qualidade de vida. No caso de pacientes oncológicos, a cirurgia paliativa é usada para aliviar os efeitos colaterais causados por um tumor. Ela desempenha um papel importante no prolongamento e melhoramento da qualidade de vida para pacientes com câncer avançado ou doença disseminada.

    Cirurgia plástica reparadora ou reconstrutiva é um tipo de cirurgia realizada nas estruturas anormais do corpo, cujas anomalias podem ser devidas a traumatismo, infecção, defeitos congênitos, doenças, tumores ou ainda no desenvolvimento. Normalmente realiza-se este tipo de cirurgia com o objetivo de melhorar a função, podendo no entanto, ser igualmente realizada para proporcionar ao paciente uma aparência que se aproxime o mais próximo possível do normal.

    Cirurgia necessária é aquela realizada para a recuperação da saúde, cura do paciente.

    Cirurgia plástica estética é um tipo de cirurgia plástica utilizada para remodelar as estruturas normais do corpo, principalmente para melhorar a aparência e a autoestima do paciente. Que é justamente o caso em que uma pessoa faz colocação de prótese mamária e lipoaspiração.

    Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.