Analisando a questão:
A higienização das mãos apresenta como finalidades: a remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato e a prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
As mãos devem ser lavadas quando estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais; ao iniciar o turno de trabalho; após ir ao banheiro; antes e depois das refeições; antes de preparo de alimentos; antes de preparo e manipulação de medicamentos; antes de contato com o paciente; após contato com o paciente; antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos; antes de calçar luvas para inserção de dispositivos invasivos que não requeiram preparo cirúrgico; após risco de exposição a fluidos corporais; ao mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente; após contato com objetos inanimados e superfícies imediatamente próximas ao paciente; antes e após remoção de luvas.
De acordo com as orientações para lavagem de mãos, no caso da verificação de sinais vitais de dois pacientes no mesmo quarto a mão deve ser higienizada antes de entrar no quarto, após o contato com primeiro paciente e após o contato com segundo paciente.
Resposta B
Bibliografia
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Higienização das mãos em serviços de saúde/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2007.
Gabarito:
Alternativa B.