SóProvas


ID
1825426
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre Códigos Maliciosos (Malware), analise as afirmativas.

I - Uma das principais formas como um código malicioso pode infectar um computador se dá pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas.

II - Diferente do worm, o vírus não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades.

III - Cavalo de troia, ao contrário do que muitos pensam, é um programa projetado para executar funções no computador, normalmente benéficas, e com o conhecimento do usuário.

IV - Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • II-  vírus :  infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

    III -  Um cavalo de Troia (em inglês Trojan horse) é um malware (programa malicioso) que age tal como na história do Cavalo de Troia, entrando no computador e criando uma porta para uma possível invasão; e é fácil de ser enviado, clicando na ID do computador e enviando para qualquer outro computador.

    II e III ( errados)

  • Complementando o comentário do colega:

     

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    Resposta: letra A

     

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • II - Diferente do worm, o vírus não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades.

    Inclui cópias de si mesmo sim, é só lembrarmos daquele pen drive que 'do nada' estava cheios de arquivos com os ícones estranhos.

    III - Cavalo de troia, ao contrário do que muitos pensam, é um programa projetado para executar funções no computador, normalmente benéficas, e com o conhecimento do usuário.

    Só complementando: cavalos de Troia podem se parecer com qualquer coisa, como um jogo de computador baixado de um site estranho ou um arquivo MP3 “gratuito” daquela banda que você secretamente adora. Até mesmo um anúncio publicitário pode tentar instalar alguma coisa no seu computador.

    Alguns cavalos de troia são especialmente projetados para te enganar e fazer com que você os use. Eles podem usar linguagem dissimulada ou tentar te convencer que são aplicativos legítimos. É por isso que é tão importante ficar de olho em sites suspeitos e nunca baixar nada descuidadamente.

  • I - Uma das principais formas como um código malicioso pode infectar um computador se dá pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas. Correto, por exemplo o virus.

    II - Diferente do worm, o vírus não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades. Errado, pois o virus propaga copias de si mesmo em arquivos e programas, ao contrario do worm.

    III - Cavalo de troia, ao contrário do que muitos pensam, é um programa projetado para executar funções no computador, normalmente benéficas, e com o conhecimento do usuário. Errado, na realidade ele parece ser inofensivo, porém, traz consigo diversos códigos maliciosos.

    IV - Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Correto, spyware é considerado um software espião.