SóProvas


ID
1825471
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A eletricidade estática é um risco constante que paira sobre os profissionais de informática. A respeito da eletricidade estática durante a montagem dos computadores, analise as afirmativas.

I - A possibilidade de danos a componentes sensíveis realmente existe, dependendo do volume de eletricidade acumulada, a energia pode percorrer até mesmo uma camada fina de material isolante ou ar.

II - As cargas eletrostáticas surgem naturalmente, principalmente devido a atrito com materiais isolantes (carpete, cabelo, lã, fibra de vidro, etc.).

III - A eletricidade se acumula justamente porque o Técnico de Laboratório de Informática está isolado do solo (por causa do tênis ou carpete, por exemplo) e ela não tem para onde fluir.

IV - Quando o Técnico de Laboratório de Informática toca em algum objeto metálico, o diferencial elétrico faz com que a eletricidade flua de forma violenta na direção com potencial mais alto.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Erro da IV - As cargas eletrostáticas surgem naturalmente, principalmente devido a atrito com materiais isolantes (carpete, cabelo, lã, fibra de vidro, etc.). A eletricidade se acumula justamente porque você está isolado do solo (por causa do tênis ou carpete, por exemplo) e ela não tem para onde fluir. Quando você toca em algum objeto metálico, o diferencial elétrico faz com que a eletricidade flua de forma violenta na direção com potencial mais baixo. Dependendo do volume de eletricidade acumulada, a energia pode percorrer até mesmo através de uma camada fina de material isolante ou ar. É por isso que usar luvas de borracha não impede completamente que você danifique componentes com estática. O plástico anti-estático usado em embalagens de eletrônicos tem uma estrutura um pouco diferente do plástico usado em sacolas plásticas comuns, daí o seu nome.

     

    FONTE: http://www.hardware.com.br/guias/montagem-manutencao-micros/estatica.html