SóProvas


ID
1825654
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública

A Reforma Gerencial de 1995 está substituindo a administração pública burocrática misturada a práticas clientelistas ou patrimonialistas por uma administração pública gerencial. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No período de 1995 a 1998, durante o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, a Administração Pública Federal passou por mudanças significativas em face da chamada "Reforma Gerencial de 1995".

     

    Segundo os mentores dessa Reforma, um dos focos era melhorar a eficiência no serviço público, através da aprovação de normas que instituiriam práticas gerenciais, adotando-se um novo modelo de administração denominado administração gerencial, em detrimento da administração burocrática então existente no país.

     

    A reforma gerencial, que flexibiliza os processos e os regulamentos burocráticos, conferindo um grau mais elevado de autonomia e de accountability às agências governamentais e aos seus gerentes, é a segunda: é um novo fenômeno histórico, que ganhou força nas últimas duas décadas, quando as pessoas começaram a perceber que uma das razões da atual crise fiscal do Estado era a ineficiência estrutural da administração pública burocrática.

  • A) ERRADA. A reforma/passagem do modelo burocrático para o gerencial está sendo desevolvida desde os anos 60, com a criação do decreto n° 200/1967.
    B) CORRETA. A flexibilização dos processos e regulamentos, elevado grau de autonomia (baseada na confiança e no controle posterior) e prestação de contas às agências e aos seus gerentes são características do modelo gerencial de administração pública.
    C) ERRADA. Pelo contrário, a reforma visa melhorar as práticas burocráticas, e não conservar o clientelismo e o patrimonislismo.
    D) ERRADA. ?
    E) ERRADA. O modelo em que não há distinção entre as atividades do setor público e privado é o modelo patrimonialista.