SóProvas


ID
1825765
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere as afirmativas sobre sistemas de arquivos e seu gerenciamento.

I. Os diversos arquivos podem ter espaço alocado em disco através da alocação contígua, encadeada ou indexada. A alocação contígua pode apresentar fragmentação externa. O acesso direto é muito ineficiente com a alocação encadeada. A alocação indexada pode requerer um overhead significativo para seu bloco de índices.

II. Métodos de alocação de espaço livre influenciam a eficiência de uso e do espaço em disco, o desempenho do sistema de arquivos e a confiabilidade da memória principal. Os métodos utilizados incluem vetores de strings e listas encadeadas. As otimizações incluem o agrupamento, a contagem e a FAT que coloca os vetores de strings em uma área contígua da RAM.

III. O sistema de arquivos reside permanentemente em memória secundária, que é projetada para manter uma grande quantidade de dados de maneira não volátil. A mídia de memória secundária mais comum é o disco. Discos físicos podem ser segmentados em partições para controlar o uso da mídia e para permitir múltiplos sistemas de arquivos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o que foi dito na I?
  • Alocação Contígua

    A alocação contígua consiste em armazenar um arquivo em blocos seqüencialmente dispostos, permitindo ao sistema localizar um arquivo através do endereço do primeiro bloco e da sua extensão em blocos. O aceso é feito de maneira simples, tanto para a forma seqüencial quanto para a direta.

    Um problema desse tipo de alocação é que quando um arquivo é criado com n blocos, é necessário que exista uma cadeia de n blocos livres disposto seqüencialmente. Nesse tipo de alocação, o disco é visto como um grande vetor, com segmentos ocupados e livres.

    Um problema na alocação contígua é a fragmentação dos espaços livres causado pela criação e eliminação constante de arquivos é que com o tempo surgem espaços vagos sem o tamanho suficiente para se alocar novos arquivos.

     

     

    Alocação Encadeada

    Na alocação encadeada um arquivo pode ser organizado como um conjunto de blocos ligados logicamente no disco, independente da sua localização física, sendo que cada bloco possui um ponteiro para o bloco seguinte do arquivo e assim sucessivamente.

    Neste tipo de alocação, ocorre grande fragmentação dos arquivos devido aos blocos livres dos arquivos não precisarem ser contíguos, existe a quebra do arquivo em diversos pedaços, denominados extents. Essa fragmentação aumenta o tempo de acesso aos arquivos, pois exige que o mecanismo de leitura/gravação se desloque diversas vezes sob sua superfície. Dessa forma se torna necessário a execução da operação de defragmentação periódicamente

    Um problema na alocação encadeada é que ela só permite o acesso seqüencial aos blocos dos arquivos, não possuindo acesso direto aos blocos e desperdiça espaço nos blocos com o armazenamento de ponteiros.

     

     

    Alocação Indexada

    A alocação indexada soluciona o problema da alocação encadeada referente ao acesso direto aos blocos dos arquivos pois mantém os ponteiros de todos os blocos do arquivo em uma única estrutura denominada bloco de índice.

     

     

    Fonte: https://www.gsigma.ufsc.br/~popov/aulas/so1/cap10so.html