-
I - Incorreta - O empuxo não necessita ser necessariamente maior para que o sistema flutue. Caso o empuxo fosse igual a soma dos pesos o bote também não afundaria.
II - Incorreta - Quando a carga de brita está dentro do bote, o conjunto bote + brita, embora flutue, desloca um certo volume de água. A partir do momento em que a brita é retirada o bote desloca um menor volume do líquido. Quando a brita é despejada na piscina ela fará com que o nível de água suba, contudo, o nível de aguá voltará a ser o mesmo de quando o conjunto bote + brita estava unido, logo, olhando por esse lado, o nível NÃO sobe.
http://pir2.forumeiros.com/t80290-questao-sobre-empuxo-fundep-2010
-
Interessante, marquei como certa a II sem penser direito. :/
-
Se a força empuxo fosse maior que a força peso total, a água lançaria o barco pra cima. O mesmo ficaria quicando na água eternamente.
-
Acontece que na afirmativa l, o peso do conjunto bote + brita é maior que o empuxo, porém sua massa está distribuída em um volume maior, fazendo com que sua densidade seja menor que a da água, garantindo a sua flutuação. Ou seja, apesar do conjunto ser pesado, ele consegue deslocar um volume maior de água (se comparado só com o da brita).