-
As afirmativas I, III e VI estão incorretas. Em relação à afirmativa I, durante a ditadura militar, observou-se o retorno da centralização do poder nas mãos dos militares, técnicos burocratas e da burguesia industrial. Os governos locais são meros gestores das políticas sociais, por meio da nomeação de interventores em cidades estratégicas. Já a afirmativa III,a descentralização política-administrativa das políticas sociais se estende à gestão dos recursos financeiros pelos entes estaduais e municipais. Por fim, a afirmativa VI está errada pois, na visão de Rose Marie Inojosa, a intersetorialidade visa práticas de planejamento e avaliação participativas dos entes públicos em cada setor das políticas sociais, com o objetivo de alcançar resultados integrados.
A resposta correta é a letra C.
-
Pela argumentação 4 já da pra matar a questão inteira! É caracterítico da administração tucana na época a reforma na maquina de Estado - a gerencial.
Letra C
-
( F) No Brasil, durante o regime militar, pode-se afirmar que houve o respeito à forma federativa do Estado e às competências atribuídas aos entes federados, resultando num avanço na descentralização das políticas sociais, apesar da ausência dos mecanismos democráticos na relação entre Estado e sociedade. > Principais características do regime militar no Brasil:
- Cassação de direitos políticos de opositores ao regime;
- Repressão aos movimentos sociais e manifestações políticas de oposição;
- Censura aos meios de comunicação;
- Censura aos artistas (músicos, atores, artistas plásticos, etc.);
- Aproximação dos Estados Unidos;
- Controle dos sindicatos;
- Implantação do bipartidarismo: ARENA (governo) e MDB (oposição);
-
(F ) A descentralização político-administrativa diz respeito à distribuição das funções administrativas entre os níveis de governo, definindo competências de cada ente federado na execução das políticas sociais e mantendo a forma centralizada da gestão dos recursos financeiros na União federal.> descentralização no sentido de instrumentalizá-lo com instituições descentralizadas e institucionalizadas é uma condição indispensável para a consubstanciação da democracia efetiva e é necessário ter paciência histórica já que o desenvolvimento da cultura cívica obedece uma relação simbiótica entre o engendrar de novas instituições e a participação e, o processo de descentralização política-administrativa é um passo importante da engenharia política a favorecer este aspecto. Neste sentido, as reformas propostas pelo governo são importantes mas não garantem por si só que teremos a institucionalização de um Estado mais horizontalizado, propiciando o acesso mais rápido dos cidadãos a ele. É necessário desenvolver uma cultura cívica e para isto teremos que lutar contra os resquícios de nossa história patrimonialista e de um estado centralizado e distante dos cidadãos.
-
(F ) Considerando a complexidade da realidade social e a exigência de eficiência e eficácia das políticas públicas, para Rose Marie Inojosa (2001), a perspectiva de trabalho intersetorial se dá com a reunião de projetos planejados e executados em cada setor das políticas sociais de forma independente, mas voltados para objetivos comuns. >O artigo, baseado em palestra proferida no seminário “A Reforma Administrativa”, trata da introdução da perspectiva intersetorial nas políticas públicas, refletindo-se na produção e oferta dos serviços, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e reverter a exclusão. Desenvolve os seguintes pontos: mudança de paradigma, a perspectiva da complexidade; projeto político transformador; prática de planejamento das políticas públicas como processo participativo; e mobilização e atuação em redes de compromisso social.>A sinergia entre as políticas públicas e entre os serviços públicos é possível? A organização de algumas idéias em torno de três questões permite-nos examinar a questão da intersetorialidade nas políticas e nos serviços públicos. − O tema: Por que esse tema tem aparecido tanto em artigos e discussões? − O interesse: Qual é a oportunidade desse tema para os serviços públicos? − As implicações: Quais são as implicações da atuação intersetorial para a organização dos serviços públicos.
-
Pela segunda e a quinta já deu para matar
-
( ) Considerando a complexidade da realidade social e a exigência de eficiência e eficácia das políticas públicas, para Rose Marie Inojosa (2001), a perspectiva de trabalho intersetorial se dá com a reunião de projetos planejados e executados em cada setor das políticas sociais de forma independente, mas voltados para objetivos comuns. que banca do diabo, isso aqui foi retirado dos quintis...