SóProvas


ID
1827538
Banca
IDECAN
Órgão
PRODEB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Nos últimos tempos, ler o jornal se tornou uma experiência entristecedora e revoltante. Só tem desgraça: bombardeios em Gaza, conflitos com separatistas na Ucrânia, o brutal avanço do Estado Islâmico no Iraque e na Síria... Às vezes parece que o mundo inteiro está em guerra. Mas o pior é que, de acordo com especialistas, isso é verdade. De 162 países estudados pelo IEP (Institute for Economics and Peace's), apenas 11 não estão envolvidos em nenhum tipo de guerra. Para ficar ainda mais complicado: desde 2007, o mundo está ano a ano cada vez menos pacífico, como explica esta reportagem do Independent. “Ah, mas a Inglaterra não está em guerra. Nem a Alemanha”... Que nada. Apesar de não haver nenhuma guerra em curso dentro do país, os ingleses se envolveram conflitos como o do Afeganistão.”  

(Disponível em: http://www.brasilpost.com.br/2014/08/15/paises‐em‐guerra‐mundo_n_5683289.html.)

O critério básico para ranquear os países envolvidos em algum tipo de guerra é o envolvimento em “incompatibilidades concernentes ao governo ou ao território, em que o uso de força armada entre duas partes – quando ao menos uma delas seja o governo de um Estado – resulte em ao menos 25 mortes relacionadas a confrontos por ano". Por isso, no caso do Brasil é correto afirmar que  

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C.

    O Brasil não está envolvido em guerras atualmente; de fato, o país não se envolve em conflitos armados desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A violência interna (violência urbana e disputas de terras) não é fator suficiente para a caracterização de guerra civil, porquanto não há disputa de poder ou de território. Por fim, as últimas participações das Forças Armadas no exterior, como no Timor Leste ou no Haiti, não envolvem disputas bélicas; trata-se de missões de paz, com o objetivo de proteger civis e desenvolver infraestrutura básica, como poços artesianos e estradas, que permitam alguns avanços socioeconômicos nas áreas conflituosas.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!