SóProvas


ID
1829539
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um Técnico em Informática sabe que um firewall bem configurado é um instrumento importante para implantar a política de segurança da informação. Um firewall

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Firewall - é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.

    Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores. Um firewall não é a mesma coisa que um antivírus. Para ajudar a proteger o seu computador, você precisará tanto de um firewall quanto de um antivírus e um antimalware.

    Fonte: microsoft




  • Veja bem colegas, ja vi esse item em outras provas de concurso e sempre a resposta aparece errada. Um firewall protege da rede externa e interna. Portanto a verdadeira assertiva correta e a "a" e nao a "e". Fonte: Aqui no MPF e assim.
  • Mozart,veja por que somete externa  

    http://www.infowester.com/firewall.php
  • a justificativa do thiago corrobora para o gabarito não ser a letra E.

    Firewall - é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.

    Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores. Um firewall não é a mesma coisa que um antivírus. Para ajudar a proteger o seu computador, você precisará tanto de um firewall quanto de um antivírus e um antimalware.


  • NESTE CASO É SOMENTE EXTERNA, PORÉM, TEMOS QUE TODA CUIDADO COM O SEGUINTE;

    SE UM USUÁRIO INTERNO, OU SEJA, QUE ESTÁ DENTRO DA REDE PROTEGIDA PELO FIREWALL, TENTAR INVADIR OUTRA REDE EXTERNA, LOGO, PASSANDO PELO FIREWALL DE DENTRO PARA FORA, "NÃO SERÁ POSSÍVEL", POIS ELE PROTEGE TAMBÉM ATAQUES INVERSOS, E NÃO APENAS DE FORA PARA DENTRO.
    O QUE É DIFERENTE DO CASO EM QUESTÃO. AQUI, ALGUÉM ENTRA COM UM PEN-DRIVE, OU POR UM CAMINHO ALTERNATIVO (NOTEBOOK ETC), COM INTÚITO DE ATACAR A REDE EM QUESTÃO (INTERNAMENTE). 

  • Limitações do Firewall:

    -Um firewall pode oferecer a segurança desejada, mas comprometer o desempenho da rede (ou mesmo de um computador). Esta situação pode gerar mais gastos para uma ampliação de infraestrutura capaz de superar o problema;

    -A verificação de políticas tem que ser revista periodicamente para não prejudicar o funcionamento de novos serviços;

    -Novos serviços ou protocolos podem não ser devidamente tratados por proxies já implementados;

    -Um firewall pode não ser capaz de impedir uma atividade maliciosa que se origina e se destina à rede interna;

    -Um firewall pode não ser capaz de identificar uma atividade maliciosa que acontece por descuido do usuário - quando este acessa um site falso de um banco ao clicar em um link de uma mensagem de e-mail, por exemplo;

    -Firewalls precisam ser "vigiados". Malwares ou atacantes experientes podem tentar descobrir ou explorar brechas de segurança em soluções do tipo;

    -Um firewall não pode interceptar uma conexão que não passa por ele. Se, por exemplo, um usuário acessar a internet em seu computador a partir de uma conexão 3G(justamente para burlar as restrições da rede, talvez), o firewall não conseguirá interferir.

     

    Fonte: http://www.infowester.com/firewall.php (por Joaquim)

  • Mas me diga uma coisa: o proxy não é um tipo de firewall que bloqueia de forma interna para externa? O que me dizem a respeito?

     

  • "Um firewall não pode proteger a sua rede interna de usuários internos ao sistema, nem proteger contra conexões que não são feitas através dele."

    Fonte: Marco Aurélio Spohn da UFRGS, para mim não restam mais dúvidas...

     

    Gab: E

     

    Fonte:

    http://www.penta.ufrgs.br/gere96/segur/firewall.htm

    http://www.penta.ufrgs.br/redes296/firewall/fire.html

     

    Espero ter ajudado!

     

  • Vamos lá, Pessoal !  TODAS AS BANCAS ADORAM ESSE ASSUNTO:   FIREWALL

     

    Ano: 2015  Banca: FCC  Órgão: DPE-RR Prova: Técnico em Informática

     e) protege apenas contra ataques externos, nada podendo fazer contra ataques que partem de dentro da rede por ele protegida. CERTINHO.

     

    Questão idêntica:

    Ano: 2014  Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Agente de Polícia Federal

    Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos. CERTINHO.

     

    VOU COMENTAR AGORA:

    Preste atenção: Os firewalls podem ser implementados como um software ou como um hardware , que tem função de dividir e controlar o acesso entre redes de computadores .

     

    Um firewall não pode proteger por exemplo contra um ataque proveniente de uma máquina de dentro da rede, cujo alvo é outra máquina dentro da mesma rede.

     

    Olha a imagem:

    https://www.facebook.com/aprovacaoinformatica/photos/a.183171678773629.1073741828.180388752385255/188866478204149/?type=3

     

    Resposta:  LETRA  E

     

    Bons Estudos !

     

    aprovacaoinformatica@gmail.com

    https://www.facebook.com/aprovacaoinformatica

  • FIREWALL:

    - HARD OU SOFT

    - FILTRA PACOTES NA REDE

    - CONTROLE DE ACESSO EXTERNO

    -NÃO ELIMINA MALWARES

  •  O qconcursos fica ponde questões de nível técnico no filtro de nível médio, isso atrapalha os estudos.Quem concordar, por favor, envie essa solicitação para eles, eu já enviei a minha.

  • estou contigo victor, logico que uma prova para tecnico em informatica sera mais dificil que uma prova apenas para nivel medio

  • Importa destacar que o CESPE tem um entendimento diferente, com o qual concordo: A utilização de firewalls em uma rede visa impedir acesso indevido dentro da própria rede e também acessos oriundos da Internet. (Q755758)

     

    Quando fala-se em firewall, há muitas possibilidades, dentre elas se é corporativo (protege a rede) ou pessoal (protege a máquina). E a questão não especifica isso, o que nos leva a crer que a A é uma opção válida...

  • O firewall é um item fundamental para a proteção de um computador ou da rede. Pode ser um software (habilitado em cada computador) ou um hardware (equipamento instalado na entrada da conexão de rede).
    Ele faz o filtro das portas TCP/IP, onde o tráfego liberado pode passar, e as portas bloqueadas não permitem tráfego de dados.
    Ele não é um antivírus, não é antimalware, não analisa o conteúdo dos e-mails e não pode impedir ataques internos. Por isto, o firewall não deve ser a única proteção da rede.
    O ataque interno seria um funcionário mal intencionado, que deliberadamente, desativa o sistema de segurança, por exemplo.
    Gabarito: Letra E.
  • Desvantagens

    Firewalls oferecem uma excelente proteção contra os perigos da rede, mas não é uma solução completa para segurança. Certos perigos estão fora do controle do firewall.

    Um firewall não pode proteger a sua rede interna de usuários internos ao sistema, nem proteger contra conexões que não são feitas através dele.

    Este assunto foi abordado no Tutorial sobre Firewalls por Marco Aurélio Spohn.


    FONTE: http://penta2.ufrgs.br/gere96/segur/firewall.htm

  • O firewall é um item fundamental para a proteção de um computador ou da rede. Pode ser um software (habilitado em cada computador) ou um hardware (equipamento instalado na entrada da conexão de rede).
    Ele faz o filtro das portas TCP/IP, onde o tráfego liberado pode passar, e as portas bloqueadas não permitem tráfego de dados.
    Ele não é um antivírus, não é antimalware, não analisa o conteúdo dos e-mails e não pode impedir ataques internos. Por isto, o firewall não deve ser a única proteção da rede.
    O ataque interno seria um funcionário mal intencionado, que deliberadamente, desativa o sistema de segurança, por exemplo.
    Gabarito: Letra E.

  • No meu entendimento, quem fornece algum tipo de segurança de dentro pra fora da rede é o proxy e não o firewell portanto alternativa correta é a letra E

  • Gabarito E

    erro da letra A -> firewall não protege contra ataques internos, somente externos.

    erro da letra B -> na informatica nada é 100% garantido.

    erro da letra C -> mesmo erro da B.

    erro da letra D -> além de firewall outras formas de segurança devem ser usadas: Manter o SO atualizado, realizar backups, antivirus, proxy, entre outros.

  • LETRA E

    (Fire wall) em português (parede de fogo)

    acertiva

    "protege apenas contra ataques externos, nada podendo fazer contra ataques que partem de dentro da rede por ele protegida".

    A parte externa seria o firewall; portas externas e a acessos externos (de fora da rede)

    A parte interna seria responsável pelos; (anti-mawares, anti-vírus ou proxy).

  • O QUE ELE NÃO CONSEGUE FAZER:

    não estabelece política de comportamento; 

    ❌ não detecta sniffer (IDS que detecta sniffer);

    ❌ não bloqueia spam e nem e-mails indesejados;

    ❌ não faz varredura em anexo de e-mail;

    ❌ não impede que arquivos com vírus sejam abertos;

    ❌ não cria VPN; Nenhum firewall cria VPNs;

    ❌ não consegue evitar ataques de dentro da rede;

    ❌ não são eficazes contra ataques DDoS; e

    ❌ não criptografa documentos.

    Firewall = PRF 

    A PRF(Firewall) fiscaliza o que passa nas RODOVIAS(Rede), mas não consegue evitar que o DROGADO(Usuário) ative a DROGA(Vírus).

    [...]

    Questões Cespianas:

    1} Um firewall é um software que realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede e executa comando de filtragem previamente especificado com base nas necessidades de compartilhamento, acesso e proteção requeridas pela rede e pelas informações nela disponíveis. (CERTO)

    2} Convém que todo o tráfego da rede passe por firewall, uma vez que a eficácia da segurança proporcionada por esse dispositivo será comprometida caso existam rotas alternativas para acesso ao interior da referida rede. (CERTO)

    3} Um firewall filtra o tráfego de entrada e saída entre a rede interna e a externa. (CERTO)

    4} Um firewall é um software que realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede e executa comando de filtragem previamente especificado com base nas necessidades de compartilhamento, acesso e proteção requeridas pela rede e pelas informações nela disponíveis. (CERTO)

    5} Firewalls são dispositivos de segurança bastante utilizados, porém não conseguem evitar a contaminação e a propagação de vírus. (CERTO)

    6} Filtros de pacotes tradicionais são considerados firewall porque podem executar uma política de filtragem com base na combinação de endereços e números de porta, examinando cada datagrama e determinando, a partir de regras específicas, se ele deve passar ou ficar. (CERTO)

    7} Um firewall é capaz de verificar tanto o endereço IP de origem quanto o endereço IP de destino em um pacote de rede. (CERTO)

    8} Com um firewall instalado em uma estação de trabalho, é possível bloquear todo o tráfego de entrada na máquina com destino a uma porta e liberar todo o tráfego de saída. (CERTO)

    9} O firewall é indicado para filtrar o acesso a determinado computador ou rede de computadores, por meio da atribuição de regras específicas que podem negar o acesso de usuários não autorizados, assim como de vírus e outras ameaças, ao ambiente computacional. (CERTO)

    10} Uma das formas de bloquear o acesso a locais não autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores é por meio da instalação de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estações de trabalho. (CERTO)

    [...]

    ____________

    Fontes: cartilha.cert.br; Questões da CESPE e Instituto AOCP; Colegas do QC e Projetos Missão.