SóProvas


ID
1830733
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia

A História da Educação amplia a memória e a experiência, o leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas, o que permite um alargamento do repertório dos educadores e lhes fornece uma visão da extrema diversidade das instituições escolares do passado. Para além disso, revela que a educação não é um 'destino', mas uma construção social, o que renova o sentido da ação quotidiana de cada educador" (CAMBI, 1999, p.13).

A partir da leitura do texto acima, analise as afirmações que seguem e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas. 
( ) A preocupação com o ensinar é antiga e já a encontramos no século XVI, com o “pai da Didática", o autor Jan Amos Comênio que escreveu uma grande obra conhecida como a Didática Magna que marca o início da organização da didática.

( ) O conhecido movimento da Escola Nova opôs-se ao ensino tradicional e agregou muitos teóricos da educação, entre eles Paulo Freire, Pestalozzi e Foucault.

( ) John Locke foi o fundador do empirismo, representante de um pensamento crítico que pretendia submeter todo pensamento a uma prova de experiência. Além disso, contestava práticas de autoritarismo e punições corporais como métodos educativos.

( ) A Paideia relaciona-se à ideia de educação integral, desenvolvida por Henry Wallon e que tem como exemplo a educação da Grécia Antiga. 

Assinale a alternativa que indica a ordem CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Conhecimentos históricos em interpretação de texto. afff

    gabarito letra E.

  • INATISMO

    -Conhecimento pré-formado

    -ao nascer já está pronto (100%)

    -o ambiente externo nada ou pouco influencia

    -o mais importe é o interno, endógeno

    -a educação deveria servir apenas para despertar a essência existente dentro de cada indivíduo.

    -os professores são aconselhados a não interferirem muito no processo de aprendizado dos alunos

    -assim o sucesso ou fracasso depende exclusivamente do aluno, pois se este não consegue absorver ou aprender determinado assunto ou ciência, a justificativa estava na falta de sua capacidade genética de aptidão ou desempenho.

     

    IMPIRISMO (AMBIENTALISMO)

    -fatores externos são os mais importantes, os quais influenciam o comportamento

    -o conhecimento adentra pelos sentidos

    -ao nascer p ser é uma folha em branco, tabula rasa (0%)

    -sociais, experiências

     

    HUMANISTAS

    -O ser humano independentemente das circuntâncias que o envolvem, possui a capacidade inata de assumir o controle da sua vidade e de promover o seu próprio desenvolvimento por meio das capacidades exclusivamente humana de escolha, criatividade e autorealização

    -aprendizagem significante > carl rogers