SóProvas


ID
1831210
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os movimentos armados de 1935 foram as últimas manifestações de rebeldia tenentista. Este “ciclo" de rebeldia, iniciado em 1922, teve como episódio inicial a:

Alternativas
Comentários
  • Bernardes, que logo no início de seu mandato em 1922 teve de enfrentar a Revolta do Forte em Copacabana, na então capital do país, se deparava exatamente dois anos depois com uma insurreição armada na capital paulista. A revolta de Copacabana ocorreu em 5 de julho de 1922 e foi desencadeada pela ala mais jovem das Forças Armadas, que não concordava com o fechamento do Clube Militar no Rio de Janeiro, realizado por meio de decreto presidencial. O movimento durou dois dias e foi contido por uma forte repressão do governo Federal, que bombardeou o Forte.

  • Comentário:

    Foi no contexto da sucessão ao governo de Pernambuco, onde houve a intromissão de Hermes da Fonseca e sua consequente prisão, que se precipitou a revolta do Forte de Copacabana em 1922. Um movimento sem uma proposta definida, com mais conteúdo corporativista e de defesa da instituição militar, mas que é considerado o marco inicial do tenentismo.

    A Revolta do Forte de Copacabana (Revolta dos 18 do Forte de Copacabana) aconteceu em 5 de julho de 1922, na cidade do Rio de Janeiro.

    Os tenentes rebelados em Copacabana afirmavam querer recuperar a honra dos militares, alegando que eram reprimidos pelo governo de Artur Bernardes. O grupo tinha como grande objetivo maior a queda da Velha República.

    Gabarito: C