SóProvas


ID
1831228
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O “Movimento Tenentista” de 1922 teve como um de seus líderes Luiz Carlos Prestes. As ideias iniciais, propostas pelos tenentes, nem sempre se tornaram uma realidade. Um dos ideais do movimento foi:

Alternativas
Comentários
  • Derrubar Epitácio Pessoa e impedir a candidatura de Artur Bernardes.

  • No início da década de 1920, a campanha sucessória do presidente Epitácio Pessoa, antecipada pelas oligarquias dos “grandes estados” (São Paulo e Minas Gerais), desencadeou um conflito entre as forças armadas e o grupo dirigente, que culminou no levante do forte de Copacabana, da Escola Militar do Realengo, de algumas guarnições da Vila Militar, de Niterói e de Mato Grosso, isto é, nos primeiros movimentos armados dos tenentes.

    Essa mesma campanha eleitoral significou um momento de aguçamento das divergências internas das oligarquias contra a candidatura de Artur Bernardes, proposta pelos estados dominantes, uniram-se na Reação Republicana as oligarquias do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, apresentando a candidatura de Nilo Peçanha para a presidência da República.

    A rebeldia oligárquica e a rebeldia militar que se associaram para combater o regime vigente se originavam de reivindicações e conflitos distintos. De um lado, havia a dignidade e a honra das forças armadas ofendidas pelo grupo dirigente através do civilismo de Epitácio Pessoa (que nomeou civis para as pastas militares e recusou o aumento dos soldos), mas principalmente através das “cartas falsas”, insultuosas ao Exército e atribuídas ao candidato situacionista Artur Bernardes, e, de outro lado, a ambição de maior participação nas decisões dos setores oligárquicos não vinculados ao café e que utilizaram, em sua luta pelo poder, a insatisfação militar de caráter corporativo.

  • Dentre as ideias iniciais do Movimento Tenentista, nem todas se tornaram realidade. Um dos ideais do movimento era derrubar Epitácio Pessoa e impedir a candidatura de Artur Bernardes, o que acabou não acontecendo. Epitácio Pessoa encerrou o seu mandato conforme inicialmente previsto e Artur Bernardes tomou posse como presidente da nossa república, apesar da oposição dos militares de baixa e média patentes que compunham o movimento tenentista.

    Resposta: C

  • Revolta do forte de Copacabana/ Os 18 do forte - RJ (1922):

    - Baixos oficiais do exército contra o governo de Epitácio Pessoa e à candidatura de Artur Bernardes. 

    Epitácio Pessoa (1919-1922)

    Artur Bernardes (1922-1926)