SóProvas


ID
1831231
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Até meados do século XVII, existia no Brasil uma relativa autonomia política dos colonos, em grande parte devido à presença insignificante do governo português na colônia.

Depois da Restauração de 1640, a crise econômica portuguesa forçou uma centralização do poder político na colônia e o aumento da exploração colonial, cuja administração do Marquês de Pombal é o momento mais emblemático.

Os colonos mudaram sua visão e suas atitudes em face da dominação portuguesa. Passaram a sentir-se como colonos explorados e empobrecidos pela Coroa. Começaram a revoltar-se contra a nova política colonial. 

O conjunto de revoltas que foram originadas de acordo com o texto acima foi: 


Alternativas
Comentários
  • Por gentileza, esclareçam isso! rsrs

  • A questão fala que : " Até meados do século XVII, existia no Brasil uma relativa autonomia política dos colonos, em grande parte devido à presença insignificante do governo português na colônia., logo temos: 

    Principais revoltas nativistas:

     

    Revolta de Beckman

     

    Ocorreu no Maranhão em 1684. Liderada por Manuel Beckman, teve como causa principal a falta de mão-de-obra escrava e o desabastecimento e altos preços das mercadorias comercializadas pela Companhia Geral de Comércio do Estado do Maranhão, criada pela coroa portuguesa em 1682.

    Guerra dos Emboabas

    Ocorreu em Minas Gerais entre os anos de 1708 e 1709. Os bandeirantes paulistas queriam exclusividade na exploração das minas de ouro descobertas por eles. Porém, portugueses e colonos de outros estados (chamados de emboabas pelos paulistas) também queriam o direito de exploração. O conflito ocorreu pela disputa de exploração do ouro entre estes dois grupos.

    Guerra dos Mascates

    Ocorreu em Pernambuco entre 1710 e 1711. Teve como principal causa a disputa política entre os senhores de engenho de Olinda e os mascates (comerciantes portugueses) pelo controle de Pernambuco.

    Revolta de Filipe dos Santos

    Também conhecida como Revolta de Vila Rica, ocorreu em Vila Rica (Minas Gerais), atual Ouro Preto, no ano de 1720. Liderada por Filipe dos Santos, teve como causas:

    - A cobrança de altos impostos e taxas pela coroa portuguesa sobre a exploração de outro no Brasil.

    - A criação das Casas de Fundição, criada para controlar e arrecadar impostos sobre o ouro encontrado na colônia.

    - Proibição da circulação do ouro em pó, com punições severas para quem fosse pego com o ouro nesta condição.

    - Monopólio das principais mercadorias pelos comerciantes portugueses.

    Diferentemente de depois deste período, século XVIII- Movimentos separatitas ou Emancipacionistas.

  • A questão diz respeito a revolta classificada como nativista "ACLAMAÇÃO DE AMADOR BUENO". Resposta letra "a".