SóProvas


ID
1831234
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A historiografia tradicional brasileira, elitista e heróica, foi usada quase sempre como instrumento para desfigurar a verdade histórica.

Deliberadamente ou não, foi comum aos historiadores do passado escrever a História do Brasil, segundo a ótica do colonizador, ou seja, da elite dominante, aquilo que se chama de “História dos Vencedores". Daí as incorreções metodológicas; daí os falseamentos ideológicos e históricos.

Dentre as inúmeras ideias falsas sobre a história do Brasil, pode ser citada a da “passividade" do negro, isto é, a afirmação preconceituosa e racista de que o negro aceitou a escravidão passivamente. Falso. Se a historiografia tradicional pretende ressaltar a “benevolência" branca e a “passividade" negra, sua atitude não passa de uma tentativa de mascarar a realidade.

Diante do exposto pode-se afirmar corretamente que: 

Alternativas
Comentários
  • Os escravos fugiam das fazendas entre os séculos XVI e XIX, e se abrigavam nos quilombos para se defenderem da escravidão e resgatarem o valor de ser africano e os laços de família perdidos com a escravização. 

  • vale lembrar q os quilombos nao eram formados somente por negros, em muitos deles existião indios tbm