-
C - Esse manifesto se deu em face da renúncia do Marechal Deodoro e empossamento de seu vice, Floriano Peixoto. O documento contestava a legitimidade do governo e exigia novas eleições..
-
Gabarito: C
No dia 6 de abril de 1892, foi publicado o Manifesto dos 13 generais, documento assinado por treze autoridades militares, no dia 31 de março de 1892, no início do governo do presidente Floriano Peixoto, que assumiu o cargo após a renúncia de Deodoro da Fonseca.
O documento contestava a legitimidade do governo e condenava as atitudes de Floriano Peixoto contra rebeliões nos estados. Além disso, o manifesto também pedia a convocação de nova eleição para a presidência da república. No dia seguinte à publicação, Peixoto ordenou a prisão de alguns dos envolvidos no manifesto e determinou que alguns deles fossem reformados. Os militares alegavam que o governo de Peixoto era irregular, já que o artigo 4 da Constituição previa novas eleições quando houvesse renúncia do presidente antes de dois anos de mandato. No caso, Deodoro da Fonseca renunciou antes deste prazo e seu vice era Peixoto, que assumiu alegando que havia uma exceção na Constituição ao determinar que a exigência só se aplicava a presidentes eleitos diretamente pelo povo. Peixoto foi presidente do Brasil entre 1891 e 1894. Por conta da sua maneira enérgica e ditatorial para reprimir movimentos contrários ao seu governo, ele ficou conhecido como "Marechal de Ferro" e também "Consolidador da República". Em sua homenagem, a cidade de Desterro, hoje capital de Santa Catarina, foi nomeada Florianópolis, termo que significa �cidade de Floriano�
Fonte: https://seuhistory.com/hoje-na-historia/treze-generais-protestam-contra-o-governo-do-presidente-floriano-peixoto
-
Neste cenário, o novo governo se viu logo de imediato contestado por um grupo de treze generais que, em 31 de março de 1892, exigiu a convocação de novas eleições presidenciais. Este ato de contestação resultaria num documento, o MANIFESTO DOS 13 GENERAIS, que foi publicado em abril e alegava, com base no artigo 42 da Constituição, que o ex-presidente Deodoro renunciara antes de completar dois anos de mandato, o que tornava ilegal a presidência de Floriano, de modo que deveria haver uma nova eleição.
Após a divulgação do documento, Floriano determinou a prisão de alguns generais e o afastamento da ativa de outros, além de se manter na Presidência até 1894, terminando o mandato iniciado por Deodoro da Fonseca.
Gabarito: C
-
A alternativa D também está certa.
Em que momento da história a revolta da vacina marcou então? Brasil colônia ?
-
A Revolta da Vacina não é a resposta correta, pois, apesar de ter acontecido no período mencionado na questão, ela não tinha um viés estritamente politico, mas sim uma revolta da população contra a vacinação obrigatória (não questionava a republica ou qualquer coisa similar). Enquanto que o manifesto dos Generais foi um movimento exclusivamente politico, onde 13 generais se manifestarem na impossibilidade de Floriano assumir após a renuncia de Deodoro.
Enfim, ambos movimentos ocorreram no mesmo período politico, mas apenas um deles possui viés estritamente político.