a) mudança na natureza do Estado liberal do século XIX para o Estado social do século XX deveu-se basicamente a questões econômicas, como a perda das bases materiais do liberalismo. (Crescimento do Movimento Operário e a concentração e monopolização do capital)
b) uma das primeiras experiências em políticas sociais deu-se com a lógica do seguro social alemão, que foi criado pelo governo de Bismarck, para desmobilizar as lutas da classe trabalhadora.
c) os liberais tinham tanta aversão à intervenção do Estado na economia e na vida social que chegaram a pedir sua extinção, já que o mercado deteria todas as ferramentas para manter-se em equilíbrio e garantir a paz social. (Para os liberais o Estado é um mal necessário)
d) para responder à questão social que explode a partir do final do séc. XIX, houve uma ruptura radical entre o Estado liberal (séc. XIX) e o Estado social capitalista (séc. XX). (Não houve ruptura radical, pois ambos reconhecem direitos sem romper com a lógica capitalista)
e) o período que vai de meados do século XIX até a terceira década do século XX é profundamente marcado pelo predomínio da social-democracia. (Predomínio da social-democracia é período pós - segunda guerra mundial)