SóProvas


ID
1833247
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Vários processos celulares contínuos e imbricados contribuem para a restauração de uma ferida. A resposta do tecido às lesões passa por várias fases.

I. A fase inflamatória é também chamada de fase fibroblástica ou de tecido conjuntivo.

II. Na fase de maturação, os fibroblastos deixam a ferida e as fibras de colágeno se reorganizarem e estreitam para reduzir a crosta.

III. A fase também chamada de fase de enchimento ou exsudativa tem duração entre 5- 20 dias.

IV. Na fase proliferativa a ferida torna-se edemaciada, ocorre o debridamento do tecido lesado e coágulos sanguíneos são fagocitados.

Com base nas afirmativas acima, marque a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Fase Inflamatória – inicia-se imediatamente após a lesão. Corresponde à ativação do sistema de coagulação sanguínea, o sangramento traz consigo plaquetas, hemácias e fibrina, selando as bordas da ferida, ainda sem valor mecânico, mas facilitando as trocas. Também há liberação de vários mediadores, tais como fator de ativação de plaquetas, fator de crescimento, serotonina, adrenalina e fatores do complemento entre outros. Nesta fase a ferida pode apresentar edema, vermelhidão e dor. Fase proliferativa ou regenerativa - se caracteriza pela formação do tecido de granulação. A fase proliferativa é constituída por quatro etapas fundamentais: epitelização, angiogênese, formação de tecido de granulação e deposição de colágeno. Nesta fase o colágeno é o principal componente do tecido conjuntivo reposto, por isso a vitamina C auxilia muito nesse processo metabólico da cicatrização da ferida. Fase reparativa ou de maturação - esta última fase da cicatrização a densidade celular e a vascularização da ferida diminuem, enquanto há maturação das fibras colágenas. Nesta fase ocorre uma remodelação do tecido cicatricial formado na fase anterior. O alinhamento das fibras é reorganizado a fim de aumentar a resistência do tecido e diminuir a espessura da cicatriz, reduzindo a deformidade. Análise dos itens I A fase fibroblástica refere-se a fase proliferativa ou regenerativa e não a inflamatória. II Na fase de maturação, os fibroblastos deixam a ferida e as fibras de colágeno se reorganizarem e estreitam para reduzir a crosta. Está correta, a fase de maturação é formação do tecido cicatricial propriamente dito. III Fase inflamatória ou exsudativa em feridas não complicadas por infecção, esta fase dura cerca de três dias. IV Na fase inflamatória e não na fase proliferativa a ferida torna-se edemaciada.


    Resposta A



    Bibliografia Tazima MFGS, Vicente YAMVA, Moriya T. Biologia da ferida e cicatrização. Medicina (Ribeirão Preto) 2008; 41 (3): 259-64. Isaac C, et al. Processo de cura das feridas: cicatrização fisiológica. Rev Med (São Paulo). 2010 jul.-dez.;89(3/4):125-31.
  • Fase Inflamatória – inicia-se imediatamente após a lesão. Corresponde à ativação do sistema de coagulação sanguínea, o sangramento traz consigo plaquetas, hemácias e fibrina, selando as bordas da ferida, ainda sem valor mecânico, mas facilitando as trocas. Também há liberação de vários mediadores, tais como fator de ativação de plaquetas, fator de crescimento, serotonina, adrenalina e fatores do complemento entre outros. Nesta fase a ferida pode apresentar edema, vermelhidão e dor.

    Fase proliferativa ou regenerativa - se caracteriza pela formação do tecido de granulação. A fase proliferativa é constituída por quatro etapas fundamentais: epitelização, angiogênese, formação de tecido de granulação e deposição de colágeno. Nesta fase o colágeno é o principal componente do tecido conjuntivo reposto, por isso a vitamina C auxilia muito nesse processo metabólico da cicatrização da ferida.

    Fase reparativa ou de maturação - esta última fase da cicatrização a densidade celular e a vascularização da ferida diminuem, enquanto há maturação das fibras colágenas. Nesta fase ocorre uma remodelação do tecido cicatricial formado na fase anterior. O alinhamento das fibras é reorganizado a fim de aumentar a resistência do tecido e diminuir a espessura da cicatriz, reduzindo a deformidade.

  • Também pensei assim