Gabarito D
TIPOS DE COMUNICAÇÃO:
· Circular – meio pela qual autoridades transmitem ordens uniformes (correspondência dirigida, ao mesmo tempo, a vários destinatários)
· Parecer: é o pronunciamento por escrito de uma opinião técnica a respeito de um ato realizado e indica a conclusão do trâmite de um processo.
· Carta: documento semioficial que serve para se responder a uma cortesia, fazer uma solicitação, convite, agradecimento. Tem caráter impessoal (quem assina responde pela firma ou órgão).
· Edital é o ato pelo qual se faz publicar fato ou ordem da adm.;
· Aviso – fórmula utilizada pelos Ministros(MESMA HIERARQUIA), notadamente os militares, para prescreverem orientação aos respectivos subordinados sobre assuntos de seus Ministérios.
· Portaria – fórmula pela qual, autoridades inferiores AO CHEFE DO EXECUTIVO, expedem orientações gerais ou específicas.
· Ofício – meio de comunicação formal entre agentes administrativos.
· DEspacho – fórmula pela qual a autoridade administrativa manifesta DEcisões finais ou interlocutórias em processos submetidos à sua apreciação.
· Ordem de Serviço – fórmula usada para transmitir determinação aos subordinados quanto à maneira de conduzir determinado serviço, no que respeita aos aspectos administrativos e técnicos.
· Requerimento: é o instrumento utilizado para os mais diferentes tipos de solicitações às autoridades ou órgãos públicos.
· Relatório: é a modalidade de comunicação pela qual se faz a narração ou descrição, ordenada, mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu, ouviu ou observou.
· Ata: é o RESUMO escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim.
· Mensagem: comunicação oficial entre Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo.
· Memorando: é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
· Telegrama é uma forma rápida de se enviar a mensagem escrita.