SóProvas


ID
1834795
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Marilândia - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre o telegrama, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.


    Mas quem puder esclarecer que o Telegrama pode ser enviado por fax; conter imagens anexas; e ter cópia para o remetente, eu agradeço. :)


  • Gabarito: Letra B.

    A questão é bastante confusa e, a meu ver, não se refere a Redação Oficial.

    Aparentemente, as alternativas são baseadas em informações apresentadas no site dos Correios (www.correios.com.br) e do Sistema de Postagem Eletrônica - SPE (www.telegrama.com.br). Recentemente, houve alterações na estruturação e no envio de telegramas: na modalidade nacional, o valor é cobrado por páginas e não mais por palavras; na modalidade internacional, permanecem as características do serviço tradicional. Desse modo, em âmbito nacional, atualmente, especialmente por meio do Sistema de Postagem Eletrônica, é possível anexar imagens ao telegrama, solicitar o envio de cópia para o remetente e pré-datar a mensagem. Não encontrei informações sobre o envio por fax, mas acredito que seja similar ao envio por telefone: o cliente entra em contato com a Central dos Correios e informa a mensagem, que será transcrita e entregue ao destinatário.

    Creio que esse seja o foco da questão. Se alguém puder cooperar com melhores informações sobre o tema, ficaria bastante grato.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.
     

    Fonte: MRPR

  • Tenho é medo da IDECAN formulando questões de Redação oficial

  • No manual de Redação diz: Não há padrão rígido, devendo-se seguir a forma e a estrutura dos formulários disponíveis nas agências dos Correios e em seu sítio na Internet.

    Então como o colega Victor Silveira falou são informações baseadas nos sites. Mas não encontrei todas as informações das alternativas no site dos correiros.

  • O telegrama, na prática não pode ser enviado por fax.

     

    Todo documento enviado por fax deve ter a forma e estruturas originais.

     

    Já o telegrama vai seguir a forma e o padrão dos correios. Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa, a concisão é regra fundamental na redação oficial do telegrama.

     

    Mesmo havendo uniformidade conceitual sobre telegrama e fax, nota - se grandes diferenças, principalmente, quanto a forma e a estrutura.

     

    Além disso, na atualidade, tirando as raríssimas exceções, nem todo cidadão ou pessoa jurídica disponhe ou utiliza o fax para receber um telegrama de uma repartição publica ou até mesmo dos correios, caso ainda exista esse procedimento.

     

    Contudo, o fato de "poder ser enviado pelo fax", deixa claro que seria uma opção dentre aquelas disponíveis e já existentes na comunciação entre o rementente e o destinatário.

     

    Recomendo: 

     

    Editora Atualizar (Prof. Wilson Rochenbach)

    Redação Oficial - Aula 07 (Telegrama, Fax e Correio Eletrônico)
    https://www.youtube.com/watch?v=Zowni2FE7LU

  • TELEGRAMA - Sistema para envio de cartas via internet e telegramas, com opção pelo pré-datado e os adicionais de cópia e confirmação de entrega, destinado, preferencialmente, à empresas que possuam uma rede privativa de comunicação de dados.


    https://telegrama.com.br/SPE_Escritorio/atrib.htm

  • 6. Telegrama

    6.1. Definição e Finalidade

           Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.

           Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão (v. 1.4. Concisão e Clareza).

    6.2. Forma e Estrutura

           Não há padrão rígido, devendo-se seguir a forma e a estrutura dos formulários disponíveis nas agências dos Correios e em seu sítio na Internet.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Cobrar Telegrama em correspondencia OFICIAL.... é demais!!! Socorro, to com medo dessa banca SURREAL!

     

     

  • Por que eu enviaria um telegrama por fax??

    Se eu tenho acesso a um fax, envia um fax!!

    É cada coisa nessa vida de concurso !!!

  • Uma prova de 2016 ainda aborda telegrama como documento, óh céus!