SóProvas


ID
1836472
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Nova Ponte - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil enfrenta uma epidemia de Zika, uma doença "prima da dengue", desde o meio do ano passado. A doença, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, provoca sintomas parecidos, porém mais brandos do que os da dengue: febre, dor de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas. Recentemente, o governo brasileiro confirmou a relação entre o vírus Zika e a microcefalia, uma infecção que provoca má-formação do cérebro de bebês.

Sobre essa epidemia, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • os americanos nao estao nem ai para o estudo do desenvolvimento e um antidoto para combater o referido virus..?

    mas pq..?

    porque o virus apenas atingiu ate o momento países emergentes...e nenhuma super potencia e muito menos o EUA...portanto nenhum deles tem interesse em investir recursos para o combate da doença.

  • EUA, só irão pesquisar quando sua população começar a ser afetada..... 

  • Creio haver algum erro na questão: http://www.brasil.gov.br/saude/2016/02/estados-unidos-e-brasil-se-unem-para-combater-zika

    "Desenvolver uma vacina contra a ação do zika vírus é um dos objetivos de uma agenda positiva criada pelos Estados Unidos, em parceria com entidades científicas brasileiras...Estudos estão sendo realizados para analisar a ligação entre o zika vírus e casos de microcefalia."

  • O estado no qual descobriu o virus nos fetos, foi a Paraiba e não o Ceará!


  • Creio que o erro da questão c) está na expressão "a confirmação da relação...vem sendo estudada" quando, na verdade, está se estudando a Relação

  • 6/02/2016 13h05 - Atualizado em 16/02/2016 13h05

     

    Equipe americana inicia pesquisa sobre zika e microcefalia na Paraíba

     

    Cientistas do CDC chegaram ao país; entrevistas e coletas vão durar 50 dias.
    Colegas já apuram relação com Guillain-Barré; não há resultados publicados.

    Um estudo sobre a relação entre o vírus da zika e os casos de microcefalia começa a ser realizado nesta terça-feira (16) na Paraíba, em uma parceria do Ministério da Saúde com 17 técnicos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A colaboração já tinha sido anunciada pela pasta e deve durar cerca de 50 dias.

    Os pesquisadores norte-americanos também devem se reunir com autoridades locais e coletar amostras de sangue para exames complementares. Além do vírus da zika, a equipe deve testar a presença de causadores da microcefalia, como o citomegalovírus e a toxoplasmose.

     

    http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/02/equipe-americana-inicia-pesquisa-sobre-zika-e-microcefalia-na-paraiba.html