SóProvas


ID
183796
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No contexto da abstração de dados, é correto afirmar que o modelo

Alternativas
Comentários
  •              letra b correta

               O modelo conceitual é usado como representação de alto nível e considera exclusivamente o ponto de vista do usuário criador do dado.

               Um modelo de dados lógico é uma representação lógica das informações da área de negócios, não é um banco de dados, é independente do modelo físico, agregando alguns detalhes de implementação.

                  O modelo físico demonstra como os dados são fisicamente armazenados.

  • Caberia anulação da questão..
  • Quando ele fala TIPO de SGBD está se referindo a se o banco é relacional, orientado a objetos ou hierárquico. Por isso a letra C está errada.
  • A questão é muito confusa 

    a letra a- diz que a modelagem conceitual registra como a estrutura dos dados pode aparecer no BD. Na verdade essa não é uma preocupação do modelo conceitual. Esse modelo se preocupa em representar o problema em um determinado escopo.
     Portanto a letra a estaria certa pois diz que o modelo conceitual não registra dessa forma.

    a letra B está certa

    a letra C-  Também está certa. O modelo lógico representa ( ai sim) a estrutura de dados como pode aparecer no BD. Ainda não tem nada a ver com O SGBD

    a letra D e a letra E para mim são exclusivas. Ou uma está certa ou a outra.  Mas me grilou um pouco o termo programação de aplicações no SGBD ( mas tudo bem releva pois é a FCC) e com relação a perfomance temos os indices que auxiliam e muito nesse quesito. Portanto a E estaria certa e a D errada

    Por tanto na minha opinião só a D está errada.
  • A chave para responder essa questão é o fato de que o modelo conceitual é independente de SGBD portanto ele não irá registrar como os dados estão armazenados em nível de SGBD uma vez que ele tem um enfoque geral e serve para qualquer SGBD.

    a letra c) não pode estar correta pois o modelo lógico está vinculado a um tipo particular de SGBD e quando dizemos "tipo de SGBD" a referência não é a uma implementação de SGBD como  o MYSQL e Oracle e sim ao modelo relacional ou orientado a objetos.
  • Sobre a LETRA E: 

    Eu entendo que programação de aplicações no SGBD podem ser as PLSQL, e dizer que o modelo físico não influencia as procedures acredito que esteja errado né?

  • Apensar se confusa a quesão, a mais correta parece ser a letra B, realmente o modelo conceitual e o nível de SGBD (interno) são diferentes.

    Analisando as demais alternativas:

    A - O modelo conceitual mostra uma representação em alto nível dos dados. De certa forma, estará sim ligada ao modo como os dados estarão armazenados no BD. O modelo conceitual mapeia entidades, tipos de dados, operações de usuário, restrições, etc.

    C - O modelo lógico é sim dependente do modelo, tipo ou paradigma de banco de dados que está sendo utilizado.

    D - Os detalhes de armazenamento interno influenciam a performance do BD. 

    E - Alguns detalhes de armazenamento interno, como por exemplo, como as tabelas irão ser armazenadas em disco não influenciam a programação de aplicações.


  • O segredo para responder essa questão está no próprio enunciado "No contexto da abstração de dados", e nada mais, esqueçam o resto. O pessoal fica procurando coisa onde não tem. Quem leu o Silberschatz ou o C.J. Date mata essa questão tranquilamente.


    Gabarito letra B)

  • Fiquei com bastante dúvida em relação ao item A. 

    Na minha visão não é função do modelo conceitual registrar como a estrutura do banco de dados estará armazenada, ele apenas indicará num nivel alto de abstração que tipos de entidades estarão presentes no banco de dados, sendo isso uma forma de entendimento por parte do usuário e dos projetistas como uma fase inicial da modelagem do banco de dados. Ma minha visão, essa etapa ainda está distante do banco de dados em si e não registra as estruturas que aparecerão no banco de dados. 


  •  b)conceitual não registra como os dados estão armazenados em nível de SGBD.

    modelo conceitual é o mais abstrato porque é o mais proximo possivel do ponto de vista do usuario. é como o usuario imagina o banco, cabendo ao designer fazer os MER para converter em modelo relacionais no modelo conceitual