SóProvas


ID
1838236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

No cotidiano, há a ocorrência de diversos fenômenos térmicos, os quais estão associados aos conceitos de calor, temperatura, energia, entre outros. Com relação aos princípios relacionados à termodinâmica e suas aplicações, julgue o item a seguir.

Em um sistema que opera conforme o ciclo de Carnot, a parcela máxima de energia que pode ser convertida em trabalho útil depende unicamente da diferença de temperatura dos reservatórios térmicos a que o sistema esteja ligado.

Alternativas
Comentários
  • Sempre achei que o rendimento do Ciclo de Carnot só dependesse da temperatura.

    "Podemos concluir, com esse experimento, que o para o Ciclo de Carnot, o rendimento é uma função exclusiva das temperaturas absolutas de ambas fontes: quentes e frias.

    O rendimento máximo para uma máquina térmica é igual à:

    n=1-Tf/Tq    "

    Fonte: http://www.estudopratico.com.br/ciclo-de-carnot-rendimento-objetivo-e-funcionamento/

    Qual o erro da questão?Estaria no trabalho útil?

  • Gustavo, eu acredito que o erro está em dizer que depende unicamente da DIFERENÇA de tempertaura. Na verdade, depende unicamente da temperatura. Por exemplo, a eficiência de um refrigerador de Carnot é dado por Tf/(Tq-Tf).

    Digamos que, num caso A, a temperatura da fonte fria seja 250K e que, num caso B, Tf seja 300. E digamos ainda que a Tq é dada de tal modo que, em ambos os casos, a diferença de TQ-tF seja a mesma. A eficiencia do caso B será maior que a do caso A, pois Tfb é maior que Tfa. Logo, NÃO DEPENDE UNICAMENTE DA DIFERENÇA de temperatura, mas UNICAMENTE DA TEMPERATURA.

  • A EFICIÊNCIA DEPENDE DAS TEMPERATURAS AS VEZES O RENDIMENTO É DIFERENTE

  • Eu errei também. Mas é só observar a fórmula para cálculo da eficiência de uma máquina de Carnot: Não existe variação, contudo há uma razão envolvida, que é a temperatura da fonte fria dividida pela temperatura da fonte quente.

    Eu sempre pensei em termos de diferença de temperatura. De agora em diante fica a dica: depende da razão, ou divisão, das temperaturas envolvidas.