Os aparelhos que transformam energia elétrica em térmica são denominados resistivos, por possuírem, geralmente, um resistor como um de seus componentes.
O resistor é um fio espiralado, feito de materiais condutores (metais) que possibilitam um aquecimento rápido e prático. Esses materiais, quando percorridos por uma corrente elétrica (quando o circuito elétrico do aparelho estiver fechado), se aquecem, provocando o fenômeno denominado Efeito Joule (transformação da energia elétrica em térmica), que deve-se aos milhões de choques dos elétrons contra os átomos do condutor; em virtude desses choques, a energia cinética do sistema aumenta, e o aumento dessa energia se manifesta através do aumento da temperatura do condutor, ou seja, aumento da temperatura da resistência.
Chuveiro: O funcionamento do chuveiro ocorre de forma bem simples: ele é composto de dois resistores, um de alta e outro de baixa potência de aquecimento, fixados no interior do chuveiro, e um diafragma de borracha. Ao circular pelo chuveiro, a água pressiona o diafragma de borracha, e este aproxima os contatos da resistência aos contatos energizados, situados no cabeçote do aparelho. Assim, ao passar pelos terminais do resistor quente, a água se aquece.
Gabarito: Certo
Fonte: http://mafetai.blogspot.com/2010/06/aparelhos-resistivos.html