SóProvas


ID
1838821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em sua complexa trajetória ao longo do tempo, a construção da cidadania, no Brasil, encontrou obstáculos desde os primórdios da colonização. Em uma sociedade patriarcal e ruralizada ao extremo, dizia-se que, até meados do século passado, a lei não ultrapassava a porteira das fazendas. Esse cenário começou a se alterar a partir dos anos 30-40 do século passado, quando se conjugaram as transformações na base econômica e na configuração demográfica da população brasileira, que nitidamente se refletiram no quadro político do país.

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito de aspectos diversos da história brasileira.

Eleições fraudadas, voto a descoberto e reduzido número de eleitores, além do vasto domínio dos grupos oligárquicos em seus respectivos estados, de que o coronelismo foi símbolo, foram aspectos marcantes da primeira fase da experiência republicana brasileira, contra a qual se voltou a Revolução de 1930.

Alternativas
Comentários
  • CERTA. É uma boa descrição das práticas institucionais e anti-democráticas da Primeira República ou República das Oligarquias. 

  • Certa, Getúlio Vargas marca o fim da República Velha

  • A republica da espada nao foi a primeira fase ?

     

  • Gab: C

    Assim... Questão um pouco ambigua, pois a tese da revolução de 1930 não foi essa. Mas, a rev. de 1930 marcou sim o fim da oligarquia. 

  • A revolução de 1930 trouxe com ela o fim da república oligárquica, mas "eleições fraudadas, voto a descoberto e reduzido número de eleitores, além do vasto domínio dos grupos oligárquicos..." não foi o real motivo da revolução de 1930

  • Questão bastante ambugua pois a tese da revolução de 1930 não foi por esse motivo...

  • Para não confundir: 

    - Primeira República  - República velha ( 1889 - 1930 )

    - Segunda República  - Era Vargas 

    . . .

    Ao falar  ...foram aspectos marcantes da primeira fase da experiência republicana brasileira...

    ta correto, pois a primeira fase está se referindo a republica velha como um todo, e não em relação a República da espada. 

  • Eu só quero passar e pronto kkkkkkkkkkk.

  • A questão parece certa:

    "As motivações, idéias e objetivos que levaram ao movimento armado de 1930 devem ser buscados na década de 1920, quando apareceram mais claramente os efeitos políticos do processo de urbanização e de industrialização e quando novas forças sociais, principalmente as camadas médias e as massas urbanas, começaram a exigir uma participação política que até então lhes fora vedada. As reivindicações e pressões dessas novas forças levaram à contestação do Estado oligárquico, na medida em que este era incapaz de absorver suas demandas.

    Politicamente, essa fase da vida brasileira se caracterizava pelo domínio das oligarquias agrárias sob a hegemonia dos cafeicultores. Em nível local, o poder era exercido por chefes de famílias — os “coronéis” —, que controlavam os votos de seus parentes, amigos e subordinados e normalmente ocupavam e monopolizavam todos os cargos estaduais. Eram eles a via para a escolha não só dos representantes ao Congresso como dos candidatos a presidente e vice-presidente da República. Esses chefes políticos pertenciam quase sempre aos partidos republicanos, que tinham caráter estadual.

    Como observa Bóris Fausto, “a democracia política tinha um conteúdo apenas formal: a soberania popular significava a ratificação das decisões palacianas e a possibilidade de representação de correntes democratizantes era anulada pelo voto a descoberto, a falsificação eleitoral, o voto por distrito e o chamado terceiro escrutínio, pelo qual os deputados ou senadores cujos mandatos fossem contestados submetiam-se ao reconhecimento de poderes por parte da respectiva casa do Congresso. Progressivamente, São Paulo e Minas apropriam-se do poder central utilizando-se deste mecanismo e comandam, assim, a vida política do país.

    (...)

    O movimento de 1930 estava imbuído, simultaneamente, de um sentido restaurador — preservar a autoridade e a ordem — e de um sentido renovador marcado pelo enfrentamento da questão social, resultante do abandono a que fora deixado o povo brasileiro. A questão social fora tratada no pós-1930 como uma questão política, ou seja, como uma questão que exigia a intervenção do Estado para sua solução. O direito trabalhista que reconhecia o operário como célula da sociedade apontava para a nova natureza do Estado, organizador do povo em nação. O enfrentamento da questão social era assim apresentado como o marco distintivo do novo regime. O ideal de justiça e de democracia social que comandava o Estado Novo tinha como pressuposto o reconhecimento da necessidade de ação do Estado frente à situação de penúria em que se encontrava o trabalhador brasileiro, e isso ocorrera pela primeira vez após a Revolução de 1930"

  • Uma questão que ajuda a responder esta:

     

    Q99813 - Ano: 2007 - Banca: CESPE - Órgão: Instituto Rio Branco - Prova: Diplomata - Bolsa-prêmio de vocação para a Diplomacia

     

    "O tenentismo constituiu movimento de contestação aos mecanismos e às práticas políticas da Primeira República, entre as quais sobressaíam as eleições fraudulentas, o voto a descoberto e a ação vigorosa do coronelismo."

     

    Gabarito: CERTO

  • Apesar de a motivação da Revolução de 1930 ter sido exatamente a citada no enunciado (eleições fraudadas, voto a descoberto e reduzido número de eleitores), este momento histórico marcou sim o fim da República Oligárquica (como também é conhecida a República Velha), que foi a primeira fase da experiência republicana brasileira.

    Gabarito CERTO

  • Apesar de a motivação da Revolução de 1930 ter sido exatamente a citada no enunciado (eleições fraudadas, voto a descoberto e reduzido número de eleitores), este momento histórico marcou sim o fim da República Oligárquica (como também é conhecida a República Velha), que foi a primeira fase da experiência republicana brasileira.

    Gabarito CERTO

  • Em 1930 Getúlio Vargas assumiu o governo e conduziu o país durante um périodo caraterizado pelo desenvolvimento industrial e pela ampliação das leis trabalhista.

    Item correto