SóProvas


ID
1838833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A experiência democrática brasileira vivenciada a partir de 1946 foi rompida pelo golpe ditatorial de 1964. O melhor retrato que se pode traçar daquele período é o de “um país em movimento". Rápida industrialização e acelerada urbanização ecoavam por todos os setores da vida nacional, infiltrando-se na política e se expressando pelas mais diversas manifestações artístico-culturais. Cerca de duas décadas de regime autoritário, embora tenham cerceado bastante a participação política da sociedade, não foram capazes de impedir que a luta pela liberdade e pela democracia florescesse. Em 1985, esgotado o ciclo comandado pelos militares e pela força destes, o país retomou a experiência democrática interrompida, então renovada e identificada com as demandas de um novo tempo.

Relativamente a esse contexto da história contemporânea do Brasil, julgue o próximo item. 

A coesão das forças militares, encabeçadas pelo Exército, explica a fácil vitória dos que se opunham ao reformismo de João Goulart, a despeito da falta de apoio de setores poderosos da sociedade civil, como o empresarial, o político e o religioso, aos protagonistas do golpe de 1964.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. Houve grande apoio de setores da sociedade civil ao golpe, em especial de empresários, da Igreja, a princípio, e, claro, de políticos udenistas e pessedistas, principalmente. O relatório da Comissão da Verdade indica isso detalhadamente. 

  • Gabarito: Errada

     

    A Igreja Católica realizou a Marcha da Família com Deus pela Liberdade entre 19 de março e 8 de junho de 1964 em resposta a uma suposta ameaça comunista representada pelo discurso em comício realizado pelo então presidente João Goulart em 13 de março daquele mesmo ano e em apoio aos militares.

  • Até hoje, não consigo interpretar essa questão.

  • Nem eu kkkk. Até os comentários existentes reforçam que a questão está certa

     

  • questão do cão viu

     

  • QUESTÃO ERRADA, POIS TEVE APOIO GERAL DOS CIVIS, A DITADURA NÃO FOI SOMENTE MILITAR, MAIS CIVIL MILITAR

    PM MARANHÃO
    HUDSON GREG 

  • guando jango subiu ao palanque e discurssou sobre a reforma de base que pretendia fazer ,os empresarios e politicos ficaram "indignados"como sabemos que a questão agraria no Brasil e historica e se concentra nas mãos de latifundios ,esses são :empresarios e politicos .

    a famosa base do centrão no congresso prova isso ,eles si juntaram co militares com o pretexto que Jango queria aplicar no Brasil o sistema comunista e deporam o presidente.a igreja catolica não apoiou,não  entrou no apoio do refirido texto .

    seque como ex: a comissão da pastoral da terra ,irman dora stem missionara morta no para e  outros fatores que corrobora.

  • A questão diz que os setores mencionados (igreja, empresários, e políticos) não apoiavam o golpe de 1964, o que é uma inverdade.

  • Na minha visão, o erro está afirmar que houve "coesão nas forças armadas" naquele momento. Muito pelo contrário, uma dentre várias razões da intervenção militar era impossibilitar a quebra dahierarquia, pois João Goulart "prometeu" anistia a revoltosos da marianha e discursou para os argentos no Automóvel Clube. Além disso, apesar da falta de apoio ao presidente, existiam militares legalistas que faziam uma oposição consentida.

  • Gab: Errada

    Jango se aproximou da esquerda em seu governo, tentando buscar governabilidade e apoio para implementar as reformas de base. As reformas incluiam reforma agrária, o que desagradou muitos setores tradicionais do poder e os levou a uma aproximação para com os comandantes militares.

  • A Igreja apoiou sim o golpe militar. Prova disto foi a "Marcha da família com Deus pela Liberdade".
  • Questão difícil de se interpretar...

  • A ditadura brasileira, assim como o golpe, apesar de ter os militares como protagonistas, recebeu amplo apoio das elites civis. 

  • Errei pq não entendi direito a porcaria da questão

  • Não foi "a despeito" ou "apesar" da falta de apoio. Pelo contrário. A ditadura foi largamente apoiada por setores poderosos e pela igreja. Movimento conservador parecido com o que aconteceu no Brasil no triênio 2017-2019, dentro do qual setores da classe média chegaram a estimular a ideia de retorno da ditadura (com certo apoio, em muito menor escala, de setores populares revoltados com escândalos de corrupção surgidos durante o governo do Partido dos Trabalhadores).

  • "A despeito de"

    apesar de, ainda que, independentemente de, embora, não obstante, mesmo que, nada obstante, sem embargo de.

  • A questão erra ao afirmar que o golpe de 1964 não tinha apoio de setores poderosos da sociedade civil.

    Gabarito: Errado

  • Errada.

    A coesão das forças militares, encabeçadas pelo Exército, explica a fácil vitória dos que se opunham ao reformismo de João Goulart, a despeito da falta de apoio de setores poderosos da sociedade civil, como o empresarial, o político e o religioso, aos protagonistas do golpe de 1964.

  • GOLPE DE 1964 CIVIL E MILITAR

    protagonistas do golpe de 1964.

    MILITARES+ BURGUESIA + IGREJA A DESPEITO DE SIGNIFICA DIZER QUE NAO TEVE A PARTICIPAÇAO DESSAS FIGURAS DURANTE O GOLPE, MUITO PELO CONTRARIO

    PMAL 2021