SóProvas


ID
1838836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A experiência democrática brasileira vivenciada a partir de 1946 foi rompida pelo golpe ditatorial de 1964. O melhor retrato que se pode traçar daquele período é o de “um país em movimento". Rápida industrialização e acelerada urbanização ecoavam por todos os setores da vida nacional, infiltrando-se na política e se expressando pelas mais diversas manifestações artístico-culturais. Cerca de duas décadas de regime autoritário, embora tenham cerceado bastante a participação política da sociedade, não foram capazes de impedir que a luta pela liberdade e pela democracia florescesse. Em 1985, esgotado o ciclo comandado pelos militares e pela força destes, o país retomou a experiência democrática interrompida, então renovada e identificada com as demandas de um novo tempo.

Relativamente a esse contexto da história contemporânea do Brasil, julgue o próximo item. 

Em dezembro de 1968, o regime militar aprofundou radicalmente seu caráter ditatorial: a edição do AI-5 suspendeu as garantias individuais, atacou a imunidade parlamentar, cerceou o Poder Judiciário e superdimensionou o poderio do Poder Executivo.

Alternativas
Comentários
  • Gabairto: Certo

     

    O Ato Institucional nº 5, AI-5, foi baixado em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do general Costa e Silva e vigorou até dezembro de 1978. O ato:

     

    - Concedia poder ao Presidente da República para dar recesso a Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas (estaduais) e Câmara de vereadores (Municipais). No período de recesso, o poder executivo federal assumiria as funções destes poderes legislativos;

     

    - Concedia poder ao Presidente da República para intervir nos estados e municípios, sem respeitar as limitações constitucionais;

     

    - Concedia poder ao Presidente da República para suspender os direitos políticos, pelo período de 10 anos, de qualquer cidadão brasileiro;

     

    - Concedia poder ao Presidente da República para cassar mandatos de deputados federais, estaduais e vereadores;

     

    - Proibia manifestações populares de caráter político;

     

    - Suspendia o direito de habeas corpus (em casos de crime político, crimes contra ordem econômica, segurança nacional e economia popular);

     

    - Impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.

     

    Fonte: http://www.suapesquisa.com/ditadura/ai-5.htm

  • GABARITO: CERTO.

     

    AI-5. Com esse ato institucional o Executivo ampliava seus poderes sobre o Legislativo, outorgando-se o direito de fechar o Congresso Nacional, as assembléias legislativas e as câmaras de vereadores, de cassar mandatos parlamentares e direitos políticos e de legislar sobre qualquer matéria. (COSTA e MELLO, 1999)

     

    FONTE: http://www.infoescola.com/ditadura-militar/ai-5/

  • certãoooooo!

    AI-5 foi o miseravãol, foi nele que filho chorou e a mãe não ouviu, nele o bicho pegou...

    faca na caveira 2018

  • O AI-5 superdimensinou o poder do presidente e acabou com a garantia do habeas-corpus, mas outras foram mantidas. E a imunidade parlamentar já tinha sido suspensa pelo AI-1, que também acabou com a vitaliciedade dos magistrados. Gabarito deveria ser errado. 

  • Respondi certa, mas quando a questão fala que "suspendeu as garantias individuais" pode levar à interpretação de que se trata da totalidade delas. E pelos detalhes que o Wilson Sato falou, essa questão pode penalizar quem conhece profundamente o tema.

  • As imunidades parlamentares foram extintas por 10 anos já no Ato Institucional n° 1, assim como a vitaliciedade e estabilidade dos servidores públicos, que era de seis meses.
  • Gab: Correta


    Exemplo de suspensão de garantia individual: 

     Art. 5º - A suspensão dos direitos políticos, com base neste Ato, importa, simultaneamente, em:         (Vide Ato Institucional nº 6, de 1969)

            I - cessação de privilégio de foro por prerrogativa de função;

            II - suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais;

            III - proibição de atividades ou manifestação sobre assunto de natureza política;

    Exemplo de ataque a imunidade parlamentar:

            Art. 4º - No interesse de preservar a Revolução, o Presidente da República, ouvido o Conselho de Segurança Nacional, e sem as limitações previstas na Constituição, poderá suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais.


    Exemplo de cerceamento ao poder judiciário:

            Art. 6º - Ficam suspensas as garantias constitucionais ou legais de: vitaliciedade, inamovibilidade e estabilidade, bem como a de exercício em funções por prazo certo.

            Art. 11 - Excluem-se de qualquer apreciação judicial todos os atos praticados de acordo com este Ato institucional e seus Atos Complementares, bem como os respectivos efeitos.

    Superestimação do executivo:

            Art. 3º - O Presidente da República, no interesse nacional, poderá decretar a intervenção nos Estados e Municípios, sem as limitações previstas na Constituição.

    Fonte: AI-5/68

  • suspendeu ALGUMAS garantias individuais
    ¬¬

  • Este foi o Ato que mais aprofundou o caráter autoritário do regime militar.

    Gabarito: Certo

  • O clima de forte tensão entre governo e opositores levou a instauração do ATO INSTITUCIONAL Nº 5 em 13 de Dezembro de 1968 que previa:

    ❖ Art. 2º: O presidente pode decretar, recesso do Congresso, das assembleias e câmaras legislativas até segunda ordem e estado de sítio; Com o Parlamento em recesso, o presidente exerce a função do legislativo;

    ❖ Art. 3º: decretar intervenção nos Estados se necessário;

    ❖ Art. 4º: suspensão por 10 anos dos direitos políticos de qualquer cidadão;

    ❖ Art. 6º: suspensas as garantias de vitaliciedade, inamovibilidade (não ser transferido) e estabilidade;

    ❖ Art. 8º: decretar confisco de bens de quem tenha enriquecido ilicitamente no exercício de função pública; (esse deveria vigorar até os dias atuais rsr)

    ❖ Art. 10º: suspensão de habeas corpus em casos de crimes políticos contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular