SóProvas


ID
1840801
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

. Sobre o Contestado, uma das maiores revoltas camponesas da história brasileira, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.

  • monge militar, onde já se viu isso rsrs

  • O número de mortos realmente não ultrapassou 200, mas sem o uso de avioes

    Se tiver errado me corrijam pf

  • Gabarito: B

     

    Erro da alternativa C: Houve uso de aviões sim. Há divergências quanto ao número de mortos, entre 10.000 e 20.000 mortos, mas não 200 (a guerra durou 4 anos, de 1912 a 1916). 

     

    "O Aeroplano Morane-Saulnier tornou-se notável por ser a primeira aeronave a possuir uma metralhadora montada de tal forma que atirava por dentro do arco da hélice blindada. Esta mesma aeronave foi capturada pelos alemães que, aperfeiçoaram o modelo e criaram um dispositivo que sincronizava o tiro das armas com o giro da hélice, eliminando a necessidade de blindagem. Foi oficializado como o primeiro avião da Guerra do Contestado – denominação de uma região em que os estados de Santa Catarina (áreas oeste e noroeste) e Paraná (áreas sul e sudoeste) mantinham uma disputa por divisa territorial."

    http://blog.hangar33.com.br/guerra-do-contestado-o-batismo-do-aviao-em-operacoes-militares-no-brasil/

  • Leonardo foi utilizado avião sim !

    uma das primeiras vezes em operações militares.

    e muitas mortes , aproximadamente 20k !

    abraço!

  • A GUERRA DO CONTESTADO (1912 e 1916) foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina. As causas da guerra foram as expulsões dos camponeses de suas terras na região onde foi construída uma estrada de ferro que tinha o apoio e financiamento de empresas estrangeiras e de coronéis. Com o fim da construção, muitos trabalhadores que atuaram em sua construção tinham sido trazidos de diversas partes do Brasil e ficaram desempregados com o fim da obra. Eles permaneceram na região sem qualquer apoio por parte da empresa norte-americana ou do governo. Na área do Contestado, diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria. Os coronéis da região e os governos (federal e estadual) começaram a ficar preocupados com a liderança de José Maria e sua capacidade de atrair os camponeses. O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo da República, que tinha como objetivo desestruturar o governo e a ordem da região. Com isso, policiais e soldados do exército foram enviados para o local, com o objetivo de desarticular o movimento. A Guerra do Contestado mostra a forma com que os políticos e os governos tratavam as questões sociais no início da República. Os interesses financeiros de grandes empresas e proprietários rurais ficavam sempre acima das necessidades da população mais pobre. Não havia espaço para a tentativa de solucionar os conflitos com negociação. Quando havia organização daqueles que eram injustiçados, as forças oficiais, com apoio dos coronéis, combatiam os movimentos com repressão e força militar.

  • Chamamos hoje de guerra, mas na verdade foi um massacre contra os camponeses seguidores de José Maria, líder religioso, não militar. Metralhadoras, aviões e milhares de mortos, cerca de 20 mil.

  • Questão fraca e sem talento, essas são as mais fáceis de errar kkkkkkk.

  • ué a questão foi feita em 2014, o conflito acabou em 1916 e a questão afirma que se passaram 100 anos?

    Fui seco na do avião, pois como o @kLOS CONCURSEIRO ! disse, houve sim a participação de aviões militares.