SóProvas


ID
1844671
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A criptografia visa enviar as informações na forma de códigos, de modo que somente determinados grupos de pessoas possam compreender. O tipo de criptografia que não precisa do segredo e nem do contato prévio entre as partes e que permite detectar intrusos mesmo que esse tenha um grande poder computacional é a:

Alternativas
Comentários
  • Tanenbaum afirma que com a implementação da computação quântica toda criptografia será baseada no OTP (One-time Pad). Dado que esse esquema é considerado incondicionalmente seguro assume-se que nem mesmo o maior poder computacional disponível será capaz de vencê-lo.

    Vale a pena verificar também o protocolo BB84.
  • Gabarito C

    criptografia quântica é um afluente em desenvolvimento da criptografia que utiliza os princípios da Mecânica Quântica para garantir uma comunicação segura. Com ela, emissor e receptor podem criar e partilhar uma chave secreta para criptografar e decifrar suas mensagens.

    A criptografia quântica destaca-se face aos outros métodos criptográficos por não necessitar de comunicações secretas prévias, permitir a detecção de intrusos e ser segura mesmo que o intruso possua um poder computacional ilimitado. Na verdade, ela é totalmente segura, exceto nas situações em que o intruso consiga remover e inserir mensagens do canal de transmissão (poder ler e remover a mensagem, criar uma cópia e reenviá-la). Assim, esta técnica criptográfica seria mais segura que as utilizadas atualmente, pois se baseia em leis da física, enquanto as atuais asseguram os dados com base em funções que são secretas somente porque o poder computacional é limitado.

    É importante observar que a criptografia quântica só será utilizada para produzir e distribuir as chaves, não para transmitir a mensagem. A chave gerada poderá ser utilizada com qualquer algoritmo de criptografia escolhido. O algoritmo mais comumente associado com a criptografia quântica é o one-time pad, pois ele tem comprovadamente uma segurança perfeita quando usado com uma chave aleatória e do mesmo tamanho que a mensagem.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Essa definição é bem semelhante â criptografia assimetrica. Nela, "não precisa do segredo e nem do contato prévio entre as partes", uma vez que basta o destino ter a cahve privada consigo para desencriptar a mensagem. O que torna a questao diferente é a parte "(...) permite detectar intrusos (...)