SóProvas


ID
1844983
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto abaixo.

Varre, varre, varre, varre vassourinha!

Varre, varre a bandalheira !

Que o povo já 'tá cansado

De sofrer dessa maneira

Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado!

Jânio Quadros é a certeza de um Brasil, moralizado!

Alerta, meu irmão!

Vassoura, conterrâneo!

Vamos vencer com Jânio

(Maugeri Neto)

"Varre, varre, vassourinha..." foi o jingle da campanha do candidato Jânio Quadros nas eleições para a presidência do Brasil em 1960. Jânio Quadros foi eleito com quase 6 milhões de votos, 1,5 milhões de votos a mais que o segundo colocado, o general Lott. Jânio tomou posse em janeiro de 1961.

Leia as afirmações seguintes sobre este período. (1960-1961)

I - Na política externa, Jânio Quadros pressionado pelos Estados Unidos, rompeu relações diplomáticas com a China comunista e com a União das Repúblicas Socialistas Sovéticas.

II - Internamente, Jânio Quadros, entre outras medidas, proibiu o uso de biquinis, o uso de lança-perfume nos bailes de carnaval e a briga de galos.

III- Com a renúncia de Jânio Quadros, o vice-presidente João Goulart que estava no Rio Grande do Sul foi para Brasília e imediatamente assumiu a presidência.

IV - Na economia, Jânio Quadros adotou uma política progressista aumentando o salário mínimo e criando facilidades para os empréstimos bancários.

V - A renúncia de Jânio Quadros provocou uma crise política grave que só terminou com a implantação do sistema parlamentarista de governo.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • I - Na política externa, Jânio Quadros pressionado pelos Estados Unidos, rompeu relações diplomáticas com a China comunista e com a União das Repúblicas Socialistas Sovéticas. (procurou romper com a dependência dos Estados Unidos, aproximou-se do bloco Socialista)

    II - Internamente, Jânio Quadros, entre outras medidas, proibiu o uso de biquinis, o uso de lança-perfume nos bailes de carnaval e a briga de galos. (Moralismo Exacerbado)

    III- Com a renúncia de Jânio Quadros, o vice-presidente João Goulart que estava no Rio Grande do Sul foi para Brasília e imediatamente assumiu a presidência. (Houve uma crise na posse de João Goulart, Exército de prontidão para impedir a posse)

    IV - Na economia, Jânio Quadros adotou uma política progressista aumentando o salário mínimo e criando facilidades para os empréstimos bancários. (Sem um projeto eficiente para resolver os principais problemas econômicos do país, sua popularidade cai em função do aumento da crise econômica, crescimento da dívida externa e da inflação (heranças do governo JK))

    V - A renúncia de Jânio Quadros provocou uma crise política grave que só terminou com a implantação do sistema parlamentarista de governo. (Saída para crise, Parlamentarismo com Plebiscito)

  • João Goulart estava na CHINA não no RS.

    Isso provocou uma instabilidade ainda maior , visto que a china é/era comunista.