SóProvas


ID
1845313
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

• O patrimônio líquido inicial de uma empresa de economia mista era composto por $600.000 de Capital integralizado, $100.000 de Reserva Legal e $ 10.000 de Reserva para futuro aumento de capital, apresentando uma situação líquida de propriedade total dos ativos onde todos os valores estão concentrados no ativo de giro.

• No final do ano foi apurado um lucro líquido do exercício de$500.000 gerado exclusivamente por operações de curto prazo a vencer no próximo exercício financeiro.

• Na assembléia geral ordinária foi decidido que a empresa constituirá a reserva de lucro obrigatória destinando 50% de dividendos declarados a distribuir no início do ano subsequente e o saldo remanescente do lucro seria transferido para a reserva para futuro aumento de capital.

A escrituração da declaração de dividendos no final do exercício será

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Como se trata de uma destinação do lucro líquido, e o lucro líquido é uma conta credora do PL, ou seja, aumenta com o crédito e reduz com o débito, quando quero retirar parte desse Lucro Líquido e destinar a qualquer outra conta, primeiro debito-o e credito na conta que quero, que no caso dessa questão, é o dividendos a pagar, veja que só com isso já dava para matar essa questão, conduto, é relevante citar que a questão quer "a declaração de dividendos no final do exercício", ou seja, não houve efetiva destinação desse dividendo, o qual irá se tornar em uma obrigação para a empresa no próximo exercício, daí a razão da contrapartida ser em "dividendos a pagar" conta do passivo.

    bons estudos
  • L6404 Art. 201. A companhia somente pode pagar dividendos à conta de lucro líquido do exercício, de lucros acumulados e de reserva de lucros; e à conta de reserva de capital, no caso das ações preferenciais de que trata o § 5º do artigo 17.