SóProvas


ID
184555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental

De acordo com a Declaração de Lima, julgue os próximos itens,
acerca das diretrizes para preceitos de auditoria. Nas situações em
que for utilizada, considere que a sigla EFS se refere a entidade
fiscalizadora superior.

De acordo com a referida declaração, uma EFS deve auditar a legalidade e a regularidade da gestão financeira e da contabilidade. Essa declaração, entretanto, não cita como atribuição das EFSs a auditoria operacional, a qual consta na Constituição Federal brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário na Declaração de Lima prevê expressamente a auditoria operacional. 

    Declaração de Lima
     

    Seção 4. Auditoria de legalidade, auditoria de regularidade e auditoria operacional  1. A tarefa tradicional de Entidades Fiscalizadoras Superiores é auditar a legalidade e regularidade da  gestão financeira e da contabilidade.
    2. Além desse tipo de auditoria, cuja importância se mantém, há um outro tipo de auditoria igualmente  importante--a auditoria operacional--cuja finalidade é verificar o desempenho, a economia, a eficiência  e a eficácia da administração pública. A auditoria operacional não se restringe a operações financeiras  específicas e abrange todas as atividades governamentais, inclusive seus sistemas organizacionais e  administrativos. 
    3. Os objetivos de auditoria de uma Entidade Fiscalizadora Superior--legalidade, regularidade,  economia, eficiência e eficácia na gestão financeira--têm basicamente a mesma importância. No  entanto, cabe a cada Entidade Fiscalizadora Superior determinar suas prioridades, caso a caso.
  • A INTOSAI, mediante a Declaração de Lima, cita e defende como atribuição das EFS não só a auditoria de regularidade, mas também a auditoria operacional.
  • Entre os principais pontos da Declaração de Lima temos:

    - auditoria de L-O-R

    Legalidade

    Operacional

    Regularidade


    A auditoria operacional visa a eficiência, eficácia e economicidade.

  • fonte: http://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/declaracao-de-lima.htm

    Seção 4.

    Auditoria de legalidade, auditoria de regularidade e auditoria operacional

    1. A tarefa tradicional de Entidades Fiscalizadoras Superiores é auditar a legalidade e regularidade da gestão financeira e da contabilidade.

     2. Além desse tipo de auditoria, cuja importância se mantém, há um outro tipo de auditoria igualmente importante--a auditoria operacional--cuja finalidade é verificar o desempenho, a economia, a eficiência e a eficácia da administração pública. A auditoria operacional não se restringe a operações financeiras específicas e abrange todas as atividades governamentais, inclusive seus sistemas organizacionais e administrativos.

  • Comentário:

    A questão é errada, pois a Declaração de Lima, em sua Seção 4, cita como atribuição da EFS a auditoria operacional, cuja finalidade é verificar o desempenho, a economia, a eficiência e a eficácia da administração pública, colocando esse tipo de auditoria no mesmo patamar de importância da auditoria de legalidade e regularidade da gestão financeira e da contabilidade, que tradicionalmente a EFS executa. Cabe observar que a auditoria operacional, na Constituição Federal brasileira, é prevista no art. 70 e art. 71:

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União (...) será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    IV - realizar, (...) inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e demais entidades referidas no inciso II;

    Gabarito: Errado

  • AUDITORIA OPERACIONAL:

    • EMITE OPINIÃO A RESPEITO E's:

    ---------> EFICIÊNCIA

    ---------> EFICÁCIA

    ---------> ECONOMICIDADE

    • REALIZA RECOMENDAÇÕES