-
nas disputas pelo controle político no norte goiano, envolvendo o coronel Abílio Wolney.
-
O Tronco é um romance do escritor goiano Bernardo Élis publicado originalmente em 1956. É o quarto livro de Élis, e apresenta uma versão fictícia de fatos históricos ocorridos no início do século XX no norte de Goiás (atual estado do Tocantins), que promoveram uma intensa disputa entre jagunços e soldados do Exército Brasileiro, representantes docoronelismo e do poder público, respectivamente. Apesar de ser uma obra de ficção, diz-se que tais fatos teriam ocorrido na cidade de Dianópolis. Em 1968, o cineasta João Batista de Andrade adquiriu os direitos da obra para adaptá-la para o cinema. Tal adaptação, entretanto, só ocorreria mais de trinta anos mais tarde, no ano de 1999.
Fonte: Wikipédia.
-
Essa revolta mostrou o choque político entre o Estado e os Coroneis.
-
d) nas disputas pelo controle político no norte goiano, envolvendo o coronel Abílio Wolney.
-
Gabarito Letra E
A Chacina dos Nove (1917-1919)
Durante a República Velha (1889-1930), basicamente duas famílias mandaram em Goiás/Tocantins. De 1889-1912 foi o domínio dos Bulhões e de 1912-1930, domínio dos Caiado.
No ano de 1918, os coronéis da oligarquia Caiado, cujo principal chefe era o Senador Antônio de Ramos Caiado, mais conhecido pelos apelidos de Totó Caiado ou Totó Brabeza, protagonizaram uma chacina que marcou a história da então pacata São José do Duro, atual Dianópolis, quando 9 pessoas tomadas como reféns e mantidas amarradas a troncos de madeira foram covardemente assassinadas em plena praça pública por uma força policial enviada da capital, Goiás Velho.
Tudo começou por causa de uma disputa de poder local entre o Juiz Manoel de Almeida, aliado dos Caiado e os coronéis Joaquim Ayres Cavalcante Wolney e seu filho Abílio Wolney, ambos ex-aliados da oligarquia Caiado e agora desafetos políticos de Totó.
O episódio é bastante conhecido nacionalmente e já deu origem a vários livros e até mesmo a um filme (ficção com pano de fundo histórico), o Tronco.
O Tronco é um filme de 1999 dirgido por João Batista de Andrade baseado no romance homônimo do escritor goiano Bernardo Élis. É estrelado por Ângelo Antônio, Letícia Sabatella, Chico Diaz, Rolando Boldrin e Antônio Fagundes e narra, com personagens fictícios, a história da chacina que marcou para sempre a vida dos dianopolinos e tocantinenses.
-
nas disputas pelo controle político no norte goiano, envolvendo o coronel Abílio Wolney.