SóProvas


ID
1846198
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Conforme o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:

I. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

II. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.

III. Quanto à sua forma, o memorando segue, o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário pelo seu nome e sobrenome, seguido de vírgula.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • I. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    II. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.

    c)

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • 3.4.2. Forma e Estrutura

            Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

            Exemplos:

            Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm 

  • Em memorando, não se usa vocativo. Essa é uma interpretação da FGV.

  • III. Quanto à sua forma, o memorando segue, o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário pelo seu nome e sobrenome, seguido de vírgula. Só informa o cargo.

     

  • se o negócio é mais rápido tu vai ter que colocar mais coisa?

  • C)se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

    No memorando o destinatário deve ser invocado pelo cargo que ocupa.

  • Letra C.

    I - Certo. O item transcreve exatamente o exposto no MRPR (2ª edição).

    II - Certo. Segundo o MRPR (2ª edição), o Memorando tem como características (dentre outras):

    (i) ter como característica principal a agilidade (isto é, a tramitação do Memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos). 

    (ii) incorporar os despachos, de modo a evitar o desnecessário aumento do número de comunicações. Com os despachos incorporados ao próprio documento (incorporados ao Memorando), cria-se um processo simplificado (que é transparente) e forma-se um histórico das matérias tratadas no documento.

    Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre