A questão em pauta demanda conhecimento da movimentação da Dívida Públlica brasileira, o que diz respeito diretamente ao que estudam os economistas. No entanto, a leitura atenta de seções de economia e finanças em publicações como Valor Econômico, ou mesmo de periódicos em formato digital ou impresso permite que seja adquiridas as habilidades mínimas necessárias para a resposta da questão.
Além disso, a organização dos concursos sempre disponibiliza a bibliografia essencial para o estudo. Entre as alternativas uma indica as afirmativas corretas acerca da dívida pública brasileira no ano de 2011
I- VERDADEIRA- O governo reduziu a indexação da dívida pública à taxa básica de juros, a Selic, mas isso requer freio mais forte nos gastos públicos e inflação mais baixa
II- VERDADEIRA - A dívida pública federal, o que inclui os endividamentos interno e externo, subiu 10,17% em 2011, para R$ 1,86 trilhão, segundo informações divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional.
III- FALSA- Para reduzir a participação dos papéis atrelados à Selic, é necessário o maior controle da inflação e dos gastos públicos.
A) CORRETA- São verdadeiras as afirmativas I e II
B) INCORRETA - A afirmativa III é falsa e a I é verdadeira
C) INCORRETA- Há afirmativas verdadeiras
D) INCORRETA- A afirmativa III é falsa mas a II também é verdadeira
E) INCORRETA – A afirmativa três ( III) é falsa
Gabarito do Professor: Letra A.