Validação de software ou, mais genericamente, verificação e validação (V&V), tem a intenção de mostrar que um software se adequa a suas especificações ao mesmo tempo que satisfaz as especificações do cliente do sistema. Teste de programa, em que o sistema é executado com dados de testes simulados, é a principal técnica de validação. A validação também pode envolver processos de verificação, como inspeções e revisões, em cada estágio do processo de software, desde a definição dos requisitos de usuário até o desenvolvimento do programa. Devido à predominância dos testes, a maior parte dos custos de validação incorre durante e após a implementação.
Pessoal, a homologação do sistema está muito ligada à verificação e validação (V&V) do sistema. De acordo com a definição dada por Sommerville, temos que as alternativas A, B, C e D estão ligadas ao processo V&V. A letra E é mais voltada para Especificação de Software e Projeto/Implementação de software, a saber:
- Especificação de software: também conhecida como Engenharia de requisitos, consiste no processo de compreensão e definição dos serviços requisitados do sistema e identificação de restrições relativas à operação e ao desenvolvimento do sistema. É um estágio particularmente crítico do processo de software, pois erros nessa fase inevitavelmente geram problemas no projeto e na implementação do sistema. Possui como atividades principais: Estudo de viabilidade, Elicitação e análise de requisitos, Especificação de requisitos e Validação de requisitos.
- Projeto e implementação de software: processo de conversão de uma especificação do sistema em um sistema executável. Consiste na descrição da estrutura do software a ser implementado, dos modelos e estruturas de dados usados pelo sistema, das interfaces entre os componentes do sistema e, às vezes, dos algoritmos usados.
Entendam a etapa de projeto como uma continuidade da especificação de requisitos, com a tradução dos requisitos de alto nível para a criação de uma arquitetura estável. Esta arquitetura estabilizada será formada pelos requisitos mais críticos do sistema.
É isso, bons estudos!
Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 2.