Gabarito A
- A cana de açúcar foi o grande impulsionador da colonização do Brasil, especialmente no litoral. Começo das sesmarias, uso de "plantations" e mão de obra escrava africana, uma vez que a tentativa de utilizar índios para trabalhar nas lavouras não teve sucesso.
- A produção do café possibilitou a interiorização do país, especialmente para o sudeste, com destaque para São Paulo. Além disso, devido a necessidade de trabalhadores e a impossibilidade de uso de mão de obra escrava, iniciou-se o processo imigratório ao país, com chegada principalmente de italianos. Tudo isso contribuiu para o processo de urbanização do país.
- Uma das maiores características do crescimento urbano no país, especialmente a formação de metrópoles, é justamente a acentuação dos problemas sociais e ambientais, devido ao crescimento desordenado, fluxo migratório, favelização, etc.
I. Os primeiros centros urbanos do nosso país surgiram no Brasil Colônia, especificamente por conta do desenvolvimento da produção do açúcar. ITEM CORRETO.
II. O processo de urbanização no Brasil foi bastante estimulado pelo processo de industrialização que passamos. Este, por sua vez, iniciou-se com o capital levantado pela cafeicultura. ITEM CORRETO.
III. A maioria das grandes metrópoles brasileiras APRESENTA grandes problemas sociais e ambientais. ITEM INCORRETO
Resposta: A