AQUÍFERO: é um meio rochoso que tem capacidade de
armazenar e liberar água, isto é, que possui porosidade e
permeabilidade. Exemplo: arenito ;
• AQUICLUDE: é um meio rochoso que embora possa armazenar
água, não a libera, isto é, possui porosidade mas é impermeável.
Exemplo: argila;
• AQUITARDE: é um meio rochoso que armazena água porém a
libera muito lentamente, isto é, possui porosidade e
permeabilidade baixas. Exemplo: um arenito com matriz argilosa;
• AQUÍFUGO: é um meio que não armazena nem libera a água,
isto é, não possui nem porosidade nem permeabilidade.
Exemplo: um maciço de rocha cristalina sem fraturas;
Fonte: http://www.sudene.gov.br
Os tipos de reservatórios de água subterrânea podem ser aquíferos ou não aquíferos.
Caso sejam formações aquíferas dividem-se em 2 tipos de aquíferos principais, ilustrados na figura:
Aquífero livre
Formação geológica limitada na base por uma camada permeável, permitindo o armazenamento da água. A zona superior à zona de saturação (zona onde se encontra a água), corresponde ao nível freático, sendo este perceptível aquando de uma perfuração, pois corresponde à superfície do aquífero sendo inferior à zona de aeração. Pertencendo esta à superfície do solo, estando ao nível topográfico, sendo constituída por várias partículas com espaços vazios estando estes saturados por gases. Neste tipo de aquífero a água está à pressão atmosférica, ou seja em contacto com o ar podendo este ser designado por aquífero superficial ou subsuperficial, o que é vantajoso pois a sua exploração e recarga é mais fácil embora a sua contaminação também o seja pois as zonas de recarga correspondem ás zonas superficiais.
Aquífero confinado ou cativo
Formação geológica completamente saturada de água, onde tanto na base como na parte superior a formação é impermeável. Esta é delimitada em todo o seu redor por material rochoso, não estando exposto a uma pressão atmosférica, sendo a sua pressão superior à da atmosfera fazendo com que seja mais fácil a extracção da água, onde se esta for captada através de furos a água subirá rapidamente até atingir o seu nível freático devido à diferença de pressão de uma zona para a outra. Neste tipo de aquíferos as recargas são feitas mais lentamente, pois esta não é feita da mesma forma que a dos aquíferos livres onde a sua recarga é feita a partir das zonas suprejacentes onde a água é armazenada, e circula sendo feita a recarga lateralmente.
Caso as formações geológicas sejam não aquíferas denominam-se:
Aquifugo - Formação geológica impermeável que não transmite nem amazena água
Aquitardo - Formação geológica que pode armazenar água mas que transmite lentamente, não sendo rentável o seu aproveitamento a partir de poços.
Aquicludo - Formação geológica que pode armazenar água mas não a transmite (a água não circula).