SóProvas


ID
1847608
Banca
UECE-CEV
Órgão
DER-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meteorologia

Atente ao excerto a seguir: “Os ventos sopram por causa das diferenças de aquecimento que ocorrem na superfície terrestre ocasionando as diferenças de pressão. O ar sobre as regiões aquecidas sobe e, sobre as regiões resfriadas, desce".

                Ferreira, A. G. Meteorologia Prática. Oficina de texto. São Paulo. 2006. p.83.

Considerando os vários tipos de vento, a dinâmica atmosférica resultante e suas principais características, analise as afirmações abaixo.

I. Quando o ar frio e o ar quente estão juntos, o ar quente é frequentemente forçado a subir pela diferença de densidade.

II. Os ventos catabáticos são um produto do resfriamento das áreas correspondentes ao topo de montanhas e serras. O ar frio fica mais denso e desce às áreas de encosta durante a noite, diminuindo as temperaturas.

III. Durante o verão, um dos principais efeitos nas áreas sujeitas à atuação das monções é o deslocamento do vento que sopra da terra para o mar, provocando uma estação seca intensa.

Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Comentários
  • Monções são circulações termais que ocorrem em determinadas regiões do globo provocada pela diferença de temperatura entre o mar e o continente.
    Verão: ( do mar para a terra) nesta estação do ano a temperatura do continente é alta em relação à temperatura da água, criando uma área de baixa pressão no continente.
    Inverno: (da terra para o mar) nesta estação do ano a temperatura do continente é baixa em relação à temperatura da água do oceano.(http://meteorologiappa.blogspot.com.br/2012/07/capitulo-12-ventos.html)

    Monções
    São circulações termais que ocorrem com persistência e regularidade, principalmente no verão e no inverno, em algumas regiões do globo terrestre (principalmente na Índia, na Austrália Equatorial e no sudoeste da Ásia), provocadas pelo avanço da CIT no hemisfério respectivo que, empurrada pelas altas pressões do inverno do hemisfério oposto, leva consigo a convergência dos Alísios. Os exemplos mais conhecidos são as monções da Índia, que se desenvolvem no verão do hemisfério norte. Ali, o efeito de convergência dos alíseos, associado ao efeito orográfico intenso da Cordilheira do Himalaia, contribuem para a ocorrência de uma precipitação muito grande. Como vimos, as monções ocorrem nas latitudes tropicais e estão intimamente associadas aos ventos alíseos, uma vez que nada mais são do que uma irregularidade dos mesmos. (Meteorologia Geral - Aeronáutica 2005)

  • gab d

    III. Durante o verão, um dos principais efeitos nas áreas sujeitas à atuação das monções é o deslocamento do vento que sopra da terra para o mar, provocando uma estação seca intensa. ao contrário