SóProvas


ID
1847626
Banca
UECE-CEV
Órgão
DER-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A técnica que utiliza sensores para captação e registro a distância, sem contato direto, da energia refletida ou absorvida pela superfície terrestre é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • sensoriamento remoto é uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superfície terrestre através da captação e registro da energia refletida/emitida pela superfície sem que haja contato físico entre o sensor e a superfície estudada (por isso é chamado de remoto).

  • Alternativa A.
    Sensoriamento remoto (português brasileiro) ou deteção remota (português europeu) ou ainda teledetecção é o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos. Geralmente estes sensores estão presentes em plataformas orbitais ou satélites, aviões e a nível de campo. A NASA é uma das maiores captadoras de imagens recebidas por seus satélites. 
    Reambulação é a técnica de identificar e nomear feições conhecidas do usuário em carta topográficas ou imagem de satélite. 

    Fonte: Wikipedia.

  • JÁ ASSISTIU AQUELES FILMES DE BALEIA, QUE APARECE NO RADAR O ANIMAL.

    ENTÃO, AQUILO É UM SENSOR REMOTO.

    GABARITO= A

  • Gab. A

    Complementando...

    O sensoriamento remoto é a técnica de obtenção de infor­mações acerca de um objeto, área ou fenômeno localizado na Terra, sem que haja contato físico com o mesmo. As informa­ções podem ser obtidas através de radiação eletromagnética, gerada por fontes naturais (sensor passivo), como o Sol, ou por fontes artificiais (sensor ativo), como o radar. São apresentadas na forma de imagens, sendo mais utilizadas, atualmente, aque­las captadas por sensores óticos.

    Vantagens do Sensoriamento Remoto

    Sob condições controladas, os dados de sensoriamento remoto podem ser usados para estimar variáveis geofísicas ou biofísicas como, por exemplo, posição, altura ou profundidade, temperatura, biomassa, concentração de clorofila, concentração de sedimentos, umidade do solo etc

    Dados de sensoriamento remoto são atualmente críticos para a modelagem de processos naturais (mudanças clim áticas, eutrofização, desertificação, desastres naturais etc) ou causados pelo homem (desflorestamento, poluição, expansão urbana, deslizamentos etc)