Gab: C
Carste: O relevo cárstico são áreas onde a paisagem rochosa apresenta um aspecto ruiniforme e esburacado e a drenagem é predominantemente subterrânea, com os cursos d’água percorrendo fendas, condutos e cavernas. Tal relevo se desenvolve, predominantemente, em rochas solúveis. Logo o carste se desenvolve predominantemente em rochas carbonáticas, ou seja, em calcários, dolomitos e mármores com vários níveis de pureza, mas também ocorre em porcentagem menor em rochas siliciclásticas (arenito, quartzito), aluminossilicatas, ferruginosas (itabirito, canga), vulcânicas, granitóides, entre outros.
Principais feições associadas a um relevo cárstico
A gênese e evolução de uma paisagem cárstica dependem do grau de dissolução da rocha, logo da qualidade e volume de água associados às características ambientais da litosfera, biosfera e atmosfera. Segue abaixo, no bloco diagrama, as principais feições deste relevo:
http://www.see.ufop.br/?page_id=1317
O relevo cárstico ocorre predominantemente em terrenos constituídos de rocha calcária, mas também pode ocorrer em outros tipos de rochas carbonáticas, como o mármore e rochas dolomíticas. É um tipo de relevo caracterizado pela dissolução química das rochas, que leva ao aparecimento de uma série de características físicas. Uma das principais características do Carste é a ausência de drenagem superficial, as características da rocha fazem com que toda a água da chuva seja absorvida. No carste a água de chuva infiltra-se do solo para a rocha com muita rapidez, sendo que o escoamento sobre o solo ou dentro do solo são restritos e sem muita importância, por isso é raro encontrar rios superficiais no carste. A não ser que a região seja de calcário impuro ou se ocorrer a entrada de águas drenadas em regiões não cársticas. A vegetação exerce importante influência na infiltração da água, além do clima que precisa ser de úmido a temperado. Podemos distinguir o carste em exocarste, (representados principalmente pelas dolinas, paredões e vales) e endocarste, representado principalmente pelas cavernas.
http://geografandoainfinitude.blogspot.com.br/2010/03/o-relevo-carstico-ocorre.html