SóProvas


ID
185086
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos

A principal diferença entre o critério de custeio ABC (Activity- Based Costing) e o modelo de departamentalização (Custeio por absorção) é que

Alternativas
Comentários
  • Na visão vertical, os custos dos objetos são relacionados através das atividades realizadas em cada departamento. Ou seja, os custos são atribuidos aos produtos por departamentalização. 

    A visão horizontal, existe o aperfeiçoamento de processos, reconhece que um processo é formado por uma sequencia de atividades encadeadas, exercidas através de varios departamentos da empresa. Esta visão horizontal permite que os processos sejam analisados, custeados e aperfeiçoados através da melhoria de desempenho na execução das atividades.

    Os Sistemas tradicionais geralmente refletem os custos segundo a estrutura organizacional da empresa, na maioria dos casos estrutura funcional. O ABC, nesta visão horizontal, procura custear processos; e os processos são, via de regra, interdepartamentais, indo além da organização funcional. O ABC, assim, pode ser visto como uma ferramenta de análise dos fluxos de custos e quanto mais processos interdepartamentais houver na empresa, tanto maiores serão os benefícios do ABC.

    Cabe ressaltar, que pela segunda versão do metodo de custeio ABC, existe as duas possibilidades de análises - visão economica ou visão vertical; e visão de aperfeiçoamento de processos ou visão horizontal. Isso cabe uma reflexão sobre o gabarito, já que isso não é uma diferença entre o custeio de absorção e o ABC.

    FONTE: Contabilidade de Custos (Eliseu Martins)

    Bons Estudos.